Surpreendente.
Sofia Coppola realiza uma fita com cenários do século 18 mas envolvida por uma banda sonora do século 21. No início do filme, o armário de uma futura rainha tem, na zona do calçado, umas sapatilhas “converse” - modelo tradicional -: é tudo muito rápido mas não deixa de elevar a nossa atenção.
Embora um pouco previsível, a história é belíssima e contada com uma rara sensibilidade. Muito bem interpretada por Kirsten Dunst, vi este filme nas belas salas de Santarém. Começou por ser uma escolha de circunstância e acabou por tornar-se num belo momento de cinema.
Embora um pouco previsível, a história é belíssima e contada com uma rara sensibilidade. Muito bem interpretada por Kirsten Dunst, vi este filme nas belas salas de Santarém. Começou por ser uma escolha de circunstância e acabou por tornar-se num belo momento de cinema.
"Versão pop de Maria Antonieta, a rainha francesa que subiu ao trono adolescente e acabou odiada pelos franceses e condenada à guilhotina. Com Kirsten Dunst como protagonista, Sofia Coppola, que se inspirou na biografia da historiadora britânica Antonia Fraser, pinta o retrato da jovem rainha de origem austríaca que encontra em França um universo frívolo e hostil. Mal-amada, ultrapassada pelos deveres reais, Maria Antonieta reinventa o seu próprio mundo, longe da realidade do país, o que a torna ainda mais impopular junto do povo. Condenada à morte, morreu na guilhotina a 16 de Outubro de 1793."
A não perder.
A não perder.
MARIE ANTOINETTE FOI SEM DÚVIDA UMA DAS RAINHAS MAIS ESPECIAIS DE TODA A HISTÓRIA MONÁRQUICA MUNDIAL. SAIU TÃO CEDO DO SEU LEITO MATERNO PARA SE ACOMODAR NO RIGOR E NA RIGIDEZ DA CORTE DE VERSAILLES. O MARIDO IMPOTENTE DURANTE 7 ANOS. AS CONSTANTES DEPRESSÕES POR NÃO CONSEGUIR SER MÃE. AS PRESSOÕES EXERCIDAS POR SI PARA SER MÃE. OS COGNOMES TÃO CHOCANTES E PESADOS COMO "L'AUTRICHENE", "ESTÉRIL", "MADAME LE DÉFICIT" E POR FIM SENDO CAPETO DA CONSIERGERIE DE PARIS COMO SENDO UMA CRIMINOSA. TUDO O QUE CONTRIBUIU PARA A SUA QUEDA. POBRE INCOMPREENDIDA que a frança nao compreendeu, acusou E CONDENOU POR FALSOS CRIMES VIA A SUA FELICIDADE NO FÚTIL, NO SUPERFICIAL, NO MATERIALISMO E NAS FESTAS PARA FUGIR À FALTA DE AFECTO E DE AMOR QUE ERA A SUA CONSTANTE VIDA. VIU A SUA FELICIDADE EM PEQUENOS TEATROS NO LE PETIT TRIANON E NO ESCÂNDALO SEXUAL COM O NOBRE AXEL VON FERSEN. A DESMESURA DO DIVERTIMENTO, AS FESTAS OPULENTAS E OS GASTOS ASTRONOMICOS NO JOGO FORAM O SEU TUBO DE ESCAPE A UMA DEPRESSÃO AMOROSA E DE CARINHO DURANTE A VIDA. ACUSADA PELO MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO POR CRIMES NAO PROVADOS, A SUA PENA FOI ACORDADA NO DIA 16 DE OUTUBRO DE 1793 ÀS 04:00 DA MADRUGADA. HORAS DEPOIS MORTA POR IMCOMPREENSÃO, POR INJUSTIÇA, POR FALTA DE AMOR... A SUA BREVE EXISTÊNCIA CONDENSOU-SE NUMAS GOTAS DE SANGUE QUE SECARAM..TINHA 38 ANOS INCOMPLETOS
ResponderEliminar