quarta-feira, 27 de agosto de 2008

sebastião salgado

 











As fotografias de Sebastião Salgado provocam-me um sentimento de alguma incompreensão para com o fotógrafo: "se estavas lá porque é que não ajudaste em vez de te pores a fotografar?".



Sei que talvez não seja justo e mais do que isso: as fotografias do artista brasileiro são importantes e podem ajudar a melhorar algumas situações.



A fotografia que escolhi foge ao habitual: não choca de imediato mas, passado um bocado, até provoca arrepios: basta pensar um pouco.

4 comentários:

  1. Brasil, esse país dos meus irmãos(2 por parte do meu pai)que eu tanto gosto, tem brindado o mundo com algumas preciosidades da criação, e uma dessas preciosidades são as objectivas de Sebastião Salgado, que captam, congelam e denunciam a força o uso e o abuso do povo. A olhar para esta só me vem à cabeça o poema dese outro grande brasileiro Vinicius de Moraes, "o operário em construção"
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito desse senhor e das suas fotos, assim como Kappa(acho que escrevi bem) com as suas fotos de "guerra", também essa pergunta me surgia, "se estava lá, porque apenas fotografou?" mas esse era a sua arma, o seu poder, denunciar, mostrar o que outros teimavam esconder.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. É verdade. Tens razão. É uma função vital a desses fotógrafos. Abraço.

    ResponderEliminar