
Professores exigem que oposição cumpra promessas e suspendam modelo de avaliação
"Os movimentos independentes de professores não vão deixar que os novos deputados tenham tempo para se acomodar. Com o PS sem maioria absoluta, irão exigir que os partidos da oposição cumpram promessas. Primeiro passo: mal o novo parlamento entre em funções, vão solicitar que "sejam agendadas com urgência iniciativas parlamentares com vista à suspensão" do novo Estatuto da Carreira Docente (ECD) e do modelo de avaliação de desempenho que se lhe seguiu, confirmou ao PÚBLICO um dos dirigentes da Associação de Professores e Educadores em Defesa do Ensino (APEDE).(...)"
É bom que não sejam só os movimentos de professores a fazer este trabalho de casa. Espera-se que os sindicatos de professores actuem com firmeza desde o início da legislatura e não comecem já com tácticas de aproximação ao "adversário". Há importantes e decisivos assuntos que merecem todo o empenho; a começar pela avaliação e pelo estatuto da carreira e sem esquecer a gestão escolar. Aliás, este último dossiê pode não cair totalmente nos tempos mais próximos, mas deve levar uns abanões decisivos; desde logo, a inaplicabilidade da avaliação da componente funcional por parte do órgão unipessoal (e por qualquer outro, claro) e os processos de selecção do director e das lideranças intermédias. Não tenhamos nem medo nem vergonha de defender a democracia.
De pôr o dedo na ferida.
ResponderEliminarNem medo nem vergonha. Havia medo agora há falta de vergonha.
ResponderEliminarÉ bom que todos não se esqueçam, sindicatos e professores.
ResponderEliminarRevisão do estatuto e fim a este sitema de avaliação.
E mais... devem ser anuladas todas as avaliações fantoches que se fizeram. Só com a anulação destas pseudo avaliações dos últimos dois anos se poderá começar uma nova avaliação justa. Os oportunista devem ser derrotados também.
O RESULTADO DA DITA AVALIAÇÃO DEVE SER ANULADO.
Todas as avaliações que se fizeram devem ser anuladas para que todos fiquem em igualdade de circunstancias perante um novo sistema.