domingo, 11 de outubro de 2009

contradições de arrepiar

 


 


 


Ensino Superior: Custos em Portugal são dos mais elevados da Europa


 


 



"(...)“Parte do trabalho (realizado em 2005) resultou de um inquérito a uma amostra representativa dos estudantes portugueses sobre a sua entrada no ensino superior” e os custos que acarretou, “não só custos de ensino, mas também custos de vida”, explica Luísa Cerdeira. “Além desse estudo, comparei os custos dos estudantes portugueses no contexto internacional” no que se refere à capacidade de suportar as despesas face a outros países, com base no PIB per capita, por ser um indicador universal, disse.


“Verifiquei que os custos com a Educação em Portugal (no ensino superior) são dos mais elevados da Europa: representam 11 por cento do PIB per capita português”, revelou. Por outro lado, os custos de vida, que incluem os gastos com com alimentação e alojamento, são “próximos” dos restantes países desenvolvidos, representando em Portugal 18 por cento do PIB per capita.


“Quando quantificamos a ajuda do apoio social por aluno, Portugal está muito aquém” do valor europeu, referiu, congratulando-se com as últimas medidas anunciadas pelo Governo nos critérios para atribuição de bolsas. O livro traça um retrato dos vários países e dos sistemas que adoptaram relativamente à partilha de custos no ensino superior, às propinas e aos empréstimos, passando pela acção social.(...)"


 


Há alunos que têm aulas em estádios, igrejas e quartéis


 


"Milhares de alunos regressaram este ano às aulas e encontraram a escola em obras. Enquanto tudo se renova, alguns directores recorrem a soluções criativas para acomodar os alunos. Alguns já passaram por isto no ano passado e estão prestes a estrear as novas salas. O PÚBLICO foi visitar algumas dessas salas de aulas improvisadas. E encontrou desde os comuns contentores, como os de Viana de Castelo, até um estádio de futebol, como é o caso de Guimarães. Assim como uma igreja em Leiria ou um quartel em Beja.(...)"


 

Sem comentários:

Enviar um comentário