domingo, 7 de março de 2010

ainda o abandono

 


 


Foi daqui


 


 


Encontra aqui o essencial da minha crítica ao inenarrável modelo de avaliação dos professores proposto pelo anterior governo e que o actual teima em não obliterar. Dá ideia que até nisso estão desorientados e que não se entendem.


 


E pegando de novo na ideia, que pode ler aqui, de uma confederação de pais que propõe a penalização das famílias que abandonam os seus filhos na escola, importa recordar que o tal monstro de avaliação do desempenho pretendia pontuar os professores num indicador que se relacionava como o abandono escolar dos alunos. Parece mentira, não parece?


 


Foi bem combatido pelos professores - contra tudo e contra todos - porque, e para além de tudo, conduzia a uma autêntica desresponsabilização da sociedade na tentativa de eliminação desse flagelo social que atrasa a construção da democracia. Mas mesmo assim, essa obcecada desconfiança nos professores teve eco no conjunto das nefastas políticas praticadas: os resultados estão aí; a escola pública precisará de alguns anos para se reerguer do verdadeiro ataque de que foi alvo.

Sem comentários:

Enviar um comentário