Foi daqui
Os tempos económicos e sociais sobreaquecidos que vivemos dão sinais de que o chamado "mundo ocidental" entrou em declínio. Há mesmo quem situe o pico civilizacional num ponto alto de segurança a exemplo da época "áurea" de um ocidente sem fronteiras que possibilitou acontecimentos como o que derrubou as torres gémeas em 2001.
Em paralelo com o aumento da segurança, e do bem-estar, fizeram escola dois discursos: o da ajuda dos países do norte aos do sul através do comércio livre e o da substituição do discurso das promessas (de 1950 a 1970 nos países ocidentais) pelo das incertezas (de 1970 em diante) no que concerne ao estado social, com Portugal meio baralhado no meio destas etapas.
Se se ler com atenção os dois polémicos parágrafos de textos da comissão europeia que publico de seguida,
LIVRO VERDE DA COMISSÃO EUROPEIA(UE):
“A responsabilidade social das empresas é, essencialmente, um conceito segundo o qual as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para uma ambiente mais limpo. (…) Através dela, é possível adoptar uma abordagem inclusiva do ponto de vista financeiro, comercial e social, conducente a uma estratégia a longo prazo que minimize os riscos decorrentes de incógnitas.”
(LIVRO VERDE, COM (2001) 366 final: p. 4,5)
COMUNICADO DA COMISSÃO EUROPEIA (UE)
“Por RSE (Responsabilidade Social das Empresas) entende-se um comportamento que as empresas adoptam voluntariamente e para além de prescrições legais, porque consideram ser do seu interesse a longo prazo; (…) Implica uma abordagem por parte das empresas que coloca no cerne das estratégias empresariais as expectativas de todas as partes envolvidas e o princípio de inovação e aperfeiçoamento contínuos.”
(COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO, COM (2002) 0347 final)
Ora cá está uma delas mentiras! Como podem ter subido as despesas com vencimentos de professores?
ResponderEliminarEstou farto destes jornas!
A SITUAÇÃO CHEGARÁ A UM PONTO INSUSTENTÁVEL!!!!
ResponderEliminar