A seguinte piada é muito comum no seio dos investigadores que se dedicam às questões da estratégia e da visão no desempenho organizacional:
em tempos, os vendedores de estratégias empresariais definiam o modelo para a empresa que os contratava e à pergunta sacramental "quando é que voltam para o estudo dos resultados?" respondiam prontamente: "isso agora não é connosco".
Foi essa a trágica piada que norteou os estrategas da avaliação de desempenho dos professores. Definiram - era tal a douta certeza que nem testaram - as dimensões, os elementos e a escala de avaliação e deixaram os indicadores e os descritores para a primeira linha. Na constatação do desastre, respondiam prontamente: "isso agora não é connosco".
Será que aprenderam?
Outra frase tradicional é "isto está tudo ligado". Este teu texto está ligado à aplicação muito selectiva do conceito de autonomia às escolas: há duas ou três coisas que é importante controlar como as estatísticas de sucesso; o que for considerado menos importante pode ser feito de maneiras diferentes em cada escola, como é o caso da avaliação dos professores.
ResponderEliminarEh! Eh! Eh! ...nem comigo!!!
ResponderEliminarViva Fernando.
ResponderEliminarTens razão. Mas mais: a questão da autonomia está também ligada ao nosso desprezo pelo que é comum; e só isso dava para umas boas horas de conversa.