quarta-feira, 30 de junho de 2010

freakonomics - premonição da hecatombe?

 


 


 



Foi daqui


 


 


 


 


Steven Levitt é considerado uma mente brilhante, objectiva e inovadora no âmbito das ciências económicas norte-americanas. 

O seu livro “Freakonomics” esteve na berra há uns anos. Li-o em duas tardes e gostei. Steven Levitt faz perguntas pouco “académicas” e obtém resultados surpreendentes. A ideia de que a legalização do aborto contribuiu para a acentuada descida da criminalidade na sociedade norte-americana, deve ter deixado muita gente perplexa.

Achei muito interessante a história sobre o que motivou o descrédito da organização Ku Klux Klan. Stetson Kennedy, um lutador pelos direitos cívicos, infiltrou-se, a meio da década de 40 (século XX), no dito movimento para o estudar. A sua primeira impressão foi curiosa: "“o Klan era uma organização com uma lamentável fraternidade entre homens, a maioria deles pouco instruídos e com perspectivas limitadas de vida, que sentiam a necessidade de um lugar onde se pudessem exprimir e afirmar - e de uma desculpa para não dormir em casa algumas noites -”." 

Numa época em que "todas" as crianças viam na televisão, antes do jantar, o Super-homem a combater o Hitler e o Mussolini, Stetson Kennedy convenceu os responsáveis pelo programa televisivo a centrar o combate no Ku Klux Klan. Como Stetson Kennedy já tinha atingido a assembleia suprema da organização, passou aos programadores toda a terminologia da sociedade secreta incluindo as senhas e as contra senhas. Um delírio. Já imaginaram o que era o avô chegar a casa e ver os netos a brincar aos polícias e ladrões com a utilização da verdadeira nomenclatura dos Klan? Foi a desmobilização rápida e acelerada. Só lendo. Steven Levitt agarra nesta história a propósito dos efeitos da sociedade da informação na economia. Tem outras histórias curiosas e bem fundamentadas.


 


 


(1ª edição em 14 de Janeiro de 2010)

4 comentários:

  1. Fiquei curioso. Vou procurar o livro. Obrigado Paulo.

    ResponderEliminar
  2. Vem ao pensamento alguns Conselhos Gerais Transitórios...

    ResponderEliminar
  3. Concordo. Vários de cabeça perdida ou em debandada...

    ResponderEliminar
  4. Viva aos dois.

    Estamos de tal modo que levamos os posts todos para o mesmo sítio.



    ResponderEliminar