quinta-feira, 10 de junho de 2010

nem taylor nem weber

 


 


Nem a ideia, de organização empresarial de Frederick Taylor, de que poucos pensam para que muitos executem, nem muito menos o modelo burocrático centralista descrito pelo sociólogo Max Weber, em que


 


"a razão decisiva para o progresso da organização burocrática foi sempre a superioridade puramente técnica sobre qualquer outra forma de organização. O mecanismo burocrático plenamente desenvolvido compara-se às outras organizações exactamente da mesma forma pela qual a máquina se compara aos modos não mecânicos de produção",


 


adivinhariam que em pleno 2010 uma administração pública situasse o modelo de escola-organização de um país, de apenas 10 milhões de habitantes, em meados do século XX. Leia e imagine o o que é preciso delirar para regredir até a um ponto assim:


 


Escolas públicas sem sites há uma semana devido a mudança para nova rede informática

3 comentários:

  1. Qual "Choque tecnológico", é só "Show-Off" e TV a cobrir eventos de publicitação ao e com o PM e seus seguidores.Estar numa Escola remodelada/reconstruída pela PQ Escolar, com expectativas criadas e divulgadas quase a 150%, quando no final e em concreto, pouco mais se tem que algo, muito muito à moda do "desenrasca", seguida por talvez dezenas de projectistas, engenheiros empreiteiros, fiscais, técnicos, trocas de fornecedores porque se desvinculam uns e se convidam outros, aliás até alguns que se constituiram para fornecer e desaparecer, quiçá "Empresa na Hora" vê-se de tudo. No que respeita às novas tecnologias, nos apoios e no acerto de funcionamentos, tudo muito muito critíco e com descartar de responsabilidade e desconhecimento e o pessoal a tentar "fazer das tripas coração".. assim vai o PTE para Inglês ver, ministros, directores e presidentes visitarem, discursarem, mostrarem como exemplo, mas quem está no terreno, faz lamentações e já queria o regresso à Escola antiga.Agora estas anomalias que nem respondem a ninguém, quer seja por mail, quer seja telefonicamente ou, pelo menos através das Estruturas Regionais, qual aviso, qual situação breve, qual disponibilidade?

    ResponderEliminar
  2. Só aldrabices!!! Sou responsável na minha escola pela parte informática (designado coordenador PTE) não fui informado de nada, o director do meu agrupamento não foi avisado de nada. Faço parte de um fórum de coordenadores PTE, onde estão 500 inscritos, depois do ME (DGIDC) ter fechado o fórum oficial, porque a responsabilidade passou para outro departamento (GEPE) e ninguém sabe de nada. Nas escolas pouco se sabe desta trapalhada que tem sido a gestão do ME do PTE. AS ligações internet em fibra óptica que permitem ligação em banda largam, o PM veio para os media a dizer que iamos ter pelo menos 48MB, mas a realidade é que durante o dia (aulas) a velocidade é normalmente muito inferior à antiga ligação ADSL que foi desactivada. Desde o dia 1 que páginas em Joomla, Moodle e mail não funcionam nem dizem quando vai funcionar, estamos no fim do ano onde a página é muito necessária. Há o importante é a avaliação dos profs, não a incompetência do ME.

    ResponderEliminar