quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Da Guerra Na Ucrânia (22) A Rússia Está a Perder a Guerra?


"GUERRA NA UCRÂNIA. Em direto: Ucrânia reconquista três aldeias em Kherson; mais provas de tortura; Rússia tenta voto secreto na ONU"


35 comentários:

  1. Espero que a Ucrânia consiga os seus intentos, mas a Rússia deve estar a aprontar alguma e é tudo inesperado, não sabemos quais as reais intenções da Rússia, o Putin não quer usar as bombas nucleares, o Medved e outros da linha dura, querem a bomba nuclear, o checheno quer bombas nuclear de pequeno porte.

    Antes disto tudo ter iniciado, o Putin num documentário a um jornalista americano, comentou o seguinte; eu quero ter a Europa como minha aliada e nem que seja preciso invadir a Península Ibérica, isto foi a uns largos anos.

    Portanto as ambições de Putin é ficar com toda a Europa, toda. E por isso que digo a imprevisibilidade da pessoa Putin. Eu gostava de acreditar que vai voltar à estaca zero.

    O meu amigo dos Comandos, o José Nogueira Oliveira, diz me isto, que andou na guerra em Moçambique e tudo o que ele diz, tem acontecido tudo. E o José diz, deixa andar o barco, o Putin fazer o mesmo estratagema que usou contra os Nazis, picou os, e eles foram até Moscovo, e no Inverno.

    Os Ucranianos, estão a fazer o mesmo erro dos Nazis, o mesmo, ninguém quer ver isto, o José diz, deixa andar o barco, ele conhece muito bem a cultura Rússa.

    João Felgar

    ResponderEliminar
  2. Fazem-se os prognósticos mais diversos. Contudo, o objectivo de tomar Kiev em 3 dias esfumou-se como se comprometerem outros objectivos. Putin já recorre a reservistas numa mobilização de 300 mil. A situação interna na Rússia degradou-se. Claro que nas guerras há sempre o inesperado. Só podemos aguardar, lamentar tanto sofrimento e tanta destruição e condenar quem invadiu um país com fundamentos absurdos.

    ResponderEliminar
  3. Amigo Prudêncio, agora imagine que Braga distrito ficava independente a Portugal, o que é que o amigo faria?

    ResponderEliminar
  4. Se Braga ficasse independente a Portugal, hoje em 2022, imaginando que passava a um Principado.

    Os nossos aliados, em princípio iriam ajudar o Portugal, isto sou eu a supor e outras nações, como Israel, China, Brasil, EUA, Irão ajudariam em armamento bélico desse novo principado, e nós portugueses, onde me incluo, pediam reservistas para ir lutar e buscar todo o distrito de Braga.

    Pois eu tentava ir ajudar Braga e como todas as outras terras em redor desta. o distrito de Braga tem atualmente 846.515 habitantes

    Seria um grave problema de guerra em Portugal, mas eu na minha consciência e no meu crédulo preferia ajudar um Principado, do que a República da democracia, isto estou a falar em suposição.

    é giro não é e pode significar uma espécie de analogia Ucrânia - Rússia, entre estes povos, já foram tão sanguinários, que se transportássemos para a nossa realidade, ficaríamos muito mais admirados pela negativa, e não tinham misseis, nem armas ligeiras

    João Felgar

    ResponderEliminar
  5. Ó Caro João: tenho ideia que só há pouco tempo é que começou a passar por aqui. Mas já tenho blogue há quase vinte anos e com muita história. Há uns anos, uns 10, um grupo de monárquicas solicitava o meu apoio para a tomada de Olivença. Ou seja, uma espécie de “operação” à Putin. Invadíamos a Olivença tomada pela Espanha. Recusei. Braga?!! Deve ser mais um momento inspirador do nosso candidato a rei :)))

    ResponderEliminar
  6. E a Comarca de Olivença tem 430,1 km² de área e em 2021 tinha 11 871 habitantes.

    ResponderEliminar
  7. Não podemos Comparar uma Guerra, uma Invasão Externa de um País a Outro, com uma Revolta Civil Interna, quando muito em Comparação temos o caso da Catalunha, ainda que os Sistemas Políticos sejam Muito Diferentes um do Outro.

    ResponderEliminar
  8. Olivença nunca foi português, fora sempre espanhol, iria perder homens e era inglório, e nem estiveram presentes os reis de então, foi mais uma chatice entre governadores e o General Melo que esteve sempre com Philippe IV de Portugal, o filho deste Melo, passou para alçada de João IV

    OLIVENZA, ciudad de la provincia de lhe acodió v general Martin Affonso de Badajoz y juzgado de primera instancia. Mello. (Com todas as licenças necesarias. Em Lisboa, 1.--Breve reseña histórica de la villa de Olivenza por Antonio Alvarez, 1641.- Pliego suelto.), ampliada por el licenciado D. N.

    Las que contiene este cuaderno son dignas Casi todos se impriinieron a costa de Lorenço de en su mayor parte de todo crédito, por haberlas Queiros, titulado librero de la casa de Bragantomado en los albaláes y documentos que guardan za, que se consideró restaurado en este oficio al los archivos portugueses, si bien no se refieren por declararse independiente Portugal , pues así lo dice lo comun á la historia propiamente dicha, que sólo el mismo á D. Juan IV, en 11 de Julio de 1641, forma una parte, no la mayor del libro, sino á al- dedicándole la Proclamacion católica, que habian gunas de sus antigüedades y privilegios. Aunque se dirigido los catalanes á Felipe IV. Este es, y sea resiente esta obra del carácter puramente descrip- dicho de pasada, el primer artículo de la inagotivo y ligero con que se emprendió, las ampliacio. table bibliografia de la independencia de Portugal. nes hechas posteriormente por el señor Parra han De las demas guerras con España, aunque no tanto, acrecentado su impor ancia é interes. se ha escrito mucho tambien.

    Las colecciones más copiosas que de unas y otras 2.- Relaçao do sitio de Olivença, por Don Francisco Manoel de Mello.

    Campanha de Portugal, siete volúmenes de pa(Ms.) peles varios, que existen en el archivo Nacional da torre do Tombo. Este papel se halla desgraciadamente en el mismo Campanha de Porlugal, cuatro volúmenes de la caso que el Discurso sobre la intrepreza de Badajoz.

    Catalogo dos Livros Raros, manuscriptos e impressos, que ..
    1867

    RELACAM DA VITORIA QVE GOVERNADOR DE OLIVENCA Rodrigo de Miranda Henriques teue dos Caftelhanos, & focorro com que lhe acodio o General Martin Affonfo de Mello em 17. de Sctembro de 1641.

    2 Vol. (E.) 788—Aires Varella-Dr.-C.) Sucessos que ouve nas fronteiras de Elvas, Olivença, Campo Mayor e Ouguela, o segundo anno da recuperação de Portugal, que começou em 1.o de Dezembro de 1641, e fez fim em o ultimo de Novembro de 1642. Com tres mappas
    Topographicos. Lisboa, officina de Domingos Lopes Rosa, 1643. 4.°

    Relaçam da vitoria que o Governador de Olivença Rodrigo de Miranda Henriques, teve dos Castelhanos, e socorro com que lhe acodio o General Martin Affonso de Mello em 17 de setembro de 1641. 4. Relação da vitoria que alcançou o Alferez Christovão de

    Eu não lhe vou pedir tal coisa, não sou adepto de golpes de estado, eu dei uma hipótese, uma imaginação, uma suposição de Braga. Para se comparar com a Rússia-Ucrânia.

    Talvez lhe peça a si, quando o Rei estiver no poder com o mesmo Sangue, que João V, Pedro II, João IV, Teotónio III, Philippe II, Carolo I, Philippe I, Maximiliano I, Frederico II, III & IV e por adiante, outras terras e sem derramar uma gota de sangue, ter alguém com capacidade de negociação para reverter território português para a minha alçada. Mas isso são outras histórias Senhor General Prudêncio.

    João Felgar

    ResponderEliminar
  9. Pois, eu compreendo o seu raciocínio, mas desconhece completamente a história da Rússia,

    Россия — Варяг Рюрик закладывает основы империи в Новгороде», 862; другие варяжские вожди вскоре после этого отвоевали Киев у хазар; Киев столица объединенного Варяжского царства, ок. 880 г.;

    tradução:

    Rússia - Varyag Rurik lança as bases do império em Novgorod", 862; outros líderes varangianos logo depois retomaram Kyiv dos cazares; Kyiv, a capital do reino unido varangiano, c. 880;

    Vladimir, o Grande, aceita o cristianismo, 988; o país é dividido em vários principados, em meados do século 11. - a potência dominante - o Grão-Ducado de Kiev; a principal sede do poder torna-se o Grão-Ducado de Vladimir, em meados do século XII; Os príncipes russos são forçados a reconhecer o domínio dos mongóis, 1240 - Novgorod permanece independente; grandes territórios (Volyn, Kyiv, etc.) conquistados pelos lituanos no início do século XIV;

    De facto, existiu uma revolta popular em Kiev, que queriam a independência e os EUA, ajudaram nesse processo em 1991. Isto de um berço da nação russa ficar independente, não deve ser muito bom para os russos, imagino eu.

    ResponderEliminar
  10. Caro João: falei de Olivença em registo humorado.

    ResponderEliminar
  11. Aquando do Napoleão, o exército português, era inexistente e graças à minha família, muitos vieram de França, Inglaterra, Áustria, Alemanha, isto antes de Napoleão entrar em Espanha.

    Mas o Exército português que guarda essa informação, em vez de dar importância ao Rei, vai dar importância a turcos, é com ações desta natureza de falta de Bom Senso nas Forças Armadas portuguesas, que vejo pouco futuro para esta instituição que se apoia em gente sem qualquer legitimidade para Portugal. Se não fossem estes coronéis, generais, a organizar a nossa defesa para com Napoleão, hoje erámos Franceses da pior espécie.

    "Nous, Charles Louis Prince Royal de Hongrie et de Bohème et Archiduc d'Autriche et Chevalier de l'Ordre de la Toison d'Or, Grand Croix de l'ordre Militaire de Marie-Thérèse, Général feld maréchal de l'Empire, feld zeug meister impérial et royal, propriétaire d'un Régiment d'Infanterie et d'une Légion, Commandant Général en Chef des Armées Impériales et Royales sur le Rhin, certifions par la présente que le Chevalier de Miremont a servi dans le Corps de Génie de l'armée impériale en qualité de capitaine durant toute la guerre contre la France d'une manière si distinguée que Son Excellence le Commandant feld maréchal, comte de Clerfait et son Altesse Royale l' Archiduc Charles lui-même en ont rendu d'honorables témoignages auprès des autorités en preuves de leur satisfaction et l'ont recommandé d'une manière particulière. Comme le susdit a manifesté le désir de quitter le service et d'entrer dans un autre, nous nous empressons de lui accorder sa démission à sa prière et lui délivrons an même temps le présent certificat. En foi de quoi nous avons signé de notre propre main et apposé notre sceau archiducal, fait à notre quartier général à Doulac (?), le 24 avril 1797. Signé en l'absence de S.A.I.R. l'archiduc Charles, commandant en chef, le feld maréchal de l'empire, comte Baillet de la Tour, feld zeug meister. Avec quelques autres officiers dont son frère aîné Antoine, il part pour le Portugal, accompagnant le prince de Waldeck chargé de réorganiser l'armée portugaise.

    Le prince de Waldeck étant mort peu après leur arrivée au Portugal Philippe-Paul de Tessières et Jean-Baptiste de Blumenstein adressent une requête au Ministre de la Guerre du Portugal:

    "Le lieutenant-colonel, baron de Blumenstein et le major chevalier de Miremont isolés au Portugal où par la mort de Prince de Waldeck, ils ont perdu la seule personne dont ils fussent connus, supplient son Excellence le Ministre de la Guerre de permettre qu'ils mettent sous ses yeux un tableau raccourci de leurs services pendant la dernière guerre pour qu'elle voie quel degré de confiance ils avaient acquis dans l'armée qu'ils ont quitté pour venir au Portugal et qu'elle juge par l'espèce de fonctions qu'ils y ont exercées celles dont ils pourraient être chargés ici. Ils feront un tableau commun parce qu'ils ont presque toujours été employés ensemble».

    Existem muitos mais, mas o Bom Senso dos Senhores Militares portugueses, não é nenhum. Temos assistido a situações que é bradar aos céus, continuem

    João Felgar

    ResponderEliminar
  12. Ok, sabe que isto me tira do sério

    ResponderEliminar
  13. A Única Comparação que podemos Fazer, é a de que Somos Todos Seres Humanos, e Infelizmente Putin também!

    ResponderEliminar
  14. A cultura russa é muito mais violenta com os seres humanos, tal e qual como acontece no Irão, ou com os Talibãs no Afeganistão, ou ainda uma tribo em África que por não ser da mesma ideologia tribal, podem perfeitamente criar genocídio nos seres humanos. e fazem no sem problemas alguns e até posso incluir os EUA, que levaram quase à extinção dos Índios americanos, quando os maus da fita eram sempre os Índios, os americanos eram os Santos.

    Portanto o ser humano tem dois extremos, a destruição total sem existir discriminação de género de velhos a crianças e o outro extremo é a bondade, que o Putin e o Zelensky, não tem, não.

    ResponderEliminar
  15. De facto a História é Interessante, tal como os Museus, tal como a Arqueologia e a Astronomia, e ao certo, ao certo Tudo é Questionável, a Origem do Universo e até mesmo Hoje a Origem das Espécies, porque ainda Há Muito para Descobrir.
    Mas apesar das Raízes que nos Ligam ao Passado, o Presente tende a Escrever-se com o Olhar no Futuro, apesar de até esse Olhar nos deixar em Dúvida.
    E o Futuro para o qual Caminhamos parece mais um Apocalipse já Escrito.
    Mas as Fronteiras, as Fronteiras foram Criadas pelas Diferenças sobretudo Culturais, Religiosas e Imperiais, pelas Guerras e Conquistas do Passado, pois e no Passado, aí deveriam Ter Ficado, mas Continuam, as Demandas Infelizmente continuam... E no Fim Somos Todos e Apenas Seres Humanos, e Não Vivemos para Sempre. Será que Valerá a pena Continuar a Lei da Guerra, a Matar o Ser Igual a Nós, por Motivos que se tornam Fúteis à Luz da Lei da Vida?

    ResponderEliminar
  16. Amigo Paulo Prudêncio, o seu amigo Miguel, também faz boas perguntas, já viu .

    Eu descobri esta minha demanda faz dois anos, não fazia ideia do Passado, dos Reis, Imperatores, e as demandas estão intrinsecamente ligados a grupos de pessoas, que pretendem reviver o passado n vezes, sem que o tenhamos de conhecimento.

    Por mais que me afaste do meu caminho, e não queira saber nada sobre isto, tudo volta à estaca zero, as demandas infelizmente continuam, mas a Lei de matar já não está em mim, acho eu. Todos os dias descubro coisas novas, a minha aversão por gente caucasiana da turquia e eu não entendia, esta aversão e tb à Igreja Católica.

    O Felgar também era Carolo V da Germaniae ou Carolo I de Espanha, sabia desta amigo Paulo?

    Vollständige teutsche Reichs-Historie: von der Teutschen ..
    Burkhard Gotthelf Struve · 1732
    EXCERTO DO TEXTO – PÁGINA 698
    von der Teutschen Ursprunge an biß auf jetzige Zeiten verabfasset, . ... Kónis in Portugal antrauen ließ , 45 ) und Sebastianum , der aber 1554. erft nach seinen Todte gebohren wurde . ... MASENIVS Anima Hift . in 49 ) FELGAR .jo

    Histoire de Franc. zwar Caroli V. Leben 48) STRADA dę B. Belg. Dec. I. l. to. p. 626. versprochen, es ist aber nicht zum Vorschein DAYLE Art. Iưan. d'Autriche & Barbare Bloinberg. kommen. IACOB. MASENIVS Anima Hift. in 49) FELGAR. 1.12. p. 331.

    E todos os dias, descubro mais verdades e a minha demanda continua, sabia que Felgar ou Pulgar criou Castela no ano 667?

    PULGAR, vetusta & nobilis familia, ortum derivat fuum ex Aftu. DCLXVII. riæ principatu, ubi domum suam gentilitiain (Solar audit Hispanis') in vero Sanctæ Mariæ de Telledo, in territorio ( valgo Concejo ) Lenenl sito; unde per Castellæ Andalusiæ que Regna le diffudit, originemque dedit Toparchis oppidi Salar, in Regno Granatensi, è quibus feptimum Salaris dominum, Joannem Fernandum Perez del Pulgar, nobilem urbis Loją civem Marchionem de Salar creavit Carolus II. Hispaniarum Rex

    O meu General terá todas as armas ao seu serviço relativo a querer de volta Olivença, vai ter um trabalho mais árduo para ir buscar toda a Espanha, com cartas oficiais do tempo de 1703 em latim,

    Além desse trabalho existem outros territórios que me pertencem com exclusividade

    Quem sou eu?, não interessa, o que quero é ter Portugal no centro da decisão, nesta Europa o centro está na Alemanha e eu quero mudar as coisas, a Capital de Portugal, passar para Coimbra, sair da UE

    João Felgar

    ResponderEliminar
  17. Ao certo, ao certo Somos Todos Donos Disto Tudo, de toda a Terra, e Infelizmente o Ser Humano não sabe tratar Dela, e mesmo parece já nem Haver Tempo, Nem como o Fazer.
    Teríamos Mesmo de Regredir no Tempo, talvez até Muito antes de Reis e Reinados, e isso Seria Impossível, porque nos Acomodámos ao que o Progresso nos trouxe, e ao que Alcançámos. A Comodidade tem um Preço Elevado que Não seremos Capazes de Pagar e que Infelizmente deixaremos para as Gerações Futuras.

    ResponderEliminar
  18. Não se pode colocar no mesmo nível Putin a Zelensky.

    ResponderEliminar
  19. Qual o nível do Putin e do Medved, relativo aos Nazis que assassinaram 6 milhões de Judeus inocentes?

    Qual o nível de destruição do Zelensky, Scholz, EUA, comparativamente ao Putin? fica a pergunta, eu tenho as respostas

    ResponderEliminar
  20. Eu compreendo que deem muito mais importância a Zelensky, a Scholz, a Biden, Igreja Católica, eu compreendo porque são Democracias Livres, como consta no manifesto, esta gentalha para o comum dos mortais, são os Maiores Santos que combatem um Criminoso de Guerra.

    Pois os mesmos das Democracias, todos ele tem ligações de amizades entre eles, desde o tempo dos Nazis, a quantidade de gente às dezenas de milhões que pereceram às mãos dos Nazis, com uma destruição global fora de série.

    Eu compreendo que a informação, não vós facultado para terem um Juízo aceitável para determinar quem é o Mau da fita.

    O Zelensky não é judeu, não, o antepassado e tios deste estiveram nas fileiras das SS e SD, a Católica com Pius XII deu avalo ao Hitler para limpar os Judeus, o Scholz era General das SS, que foi livre de Berlin para o Washington, livre criminoso de guerra e foi livre, como muitos outros das SS para os EUA, e todas estas ligações continuaram a existir.

    Portanto o Zelensky é o maior Santo que devem no canonizar

    ResponderEliminar
  21. Para o amigo Paulo, uma pequena justificação que o Santo Zelensky, de Judeu não tem nada e vem da Polónia.

    Magyaroszag csaladai czimerekkel es nemzekrendi tablakkal. (Die Familien ... - Ivan Nagy - Google Livros



    Zelenka család. Törzse Zelenka Márton, kinek fia I. J ános, ennek fia II. Já n o s, ennek Sándor, ki Bács megyébe Csonoplyára, onnan Örvistyére költözött, ennek fia Pál Bács megyéből elszármazott mint evang. lelkész Pest várm. Apostagra, onnan Czeglédre, és végre Csomádra. Nemességét Nyitra megyében pör utján igazolta 1795-ben m. kir. udv. 27384 számú helybenhagyás mellett, mire Nyitra megyétől 1796. mart. 8-án nemesi bizonyitványt kapott, melyet azon évi jun. 27-én Bács megyében hirdettetett ki. Fia Dániel Csomádon született, és 1842. aug. 24-én mint cseh-brezói evang. lelkész Nógrád megyétől fiai 1. Károly Dániel, 2. István Pál és 3. Lajos Sándor részére is nemesi bizonyitványt vett ki.3)

    Zelenka család. Zelenka János 1796-ban I. Ferencz királytól kapott czímeres nemes levelet.

    Czímere négyfelé osztott paizs, az 1. és 4. udvar vizirányosan félig ezüst, félig zöld, benne grif ágaskodik az udvar színeivel ellenkezőleg színezve, első jobb lábával leforditott horgonyt, a másikkal zöld koszorút tartva; a 2. és 3. kék udvart jobbról balra rézsutos arany pólya osztja kétfelé, jobbról arany bőségszarv, balról arany nap ragyog. A paizs fölötti sisak koronájából két kiterjesztett fekete sasszárny között fehér oroszlán emelkedikki, első jobb lábaival kivont kardot tartva. Foszladék jobbról ezüst zöld, balról aranykék.")

    Zelény család. A kihalt Zelény családnak leány ági örököseinek a Kerecsényi család elleni ügyében az 1655. évi országgyülés rendelkezett.*)

    Zelensky család. Lengyel eredetű gróf család, melynek ugyan honfiusitásáról mit sem tudunk, de beházasoda és Arad megyében öt


    As famílias judaicas, todas elas, tem um historial em hebraico anterior a 1938, no qual esta Besta ou Animal Zelensky matou dezenas de milhares de Judeus na Polónia. Este não tem, não, só tem a partir de 2019, porque lhe interessa ser Judeu, muitos Nazis compraram a liberdade por serem tb judeus, muitos criminosos desapareceram no ar milagrosamente.

    Eu tenho descoberto, aqui em Portugal, muitas ditas famílias hebraicas com um determinado sobrenome, quando essas mesmas famílias estiveram na Inquisição depois de 1718 em Portugal y Espanha, muitos dos nomes, bispos, cardeais, uns em Roma e eram bispos da inquisição por ter morto pessoas judaicas e hoje são Judeus.

    Portanto a verdade vem sempre ao de cima. Existe uma lei de retorno, tarda mas não falha, isto são para os criminosos que abusam da sorte.

    João Felgar


    ResponderEliminar
  22. Por mais voltas que se dê ao passado, na presente guerra "não se pode colocar no mesmo nível Putin a Zelensky". No mesmo nível de responsabilidade pela guerra, caro João.

    ResponderEliminar
  23. Seja lá o que for, "não se pode colocar no mesmo nível de responsabilidade pela guerra Putin e Zelensky."
    Putin tentou desestabilizar o Ocidente. Apoiou Trump, "conseguiu" o Brexit e apoiou muitas forças extremistas na Europa. Esperemos que não atinja os seus objectivos.

    ResponderEliminar
  24. João: não estou a tomar partido pela ideologia de Zelensky; em boa verdade, desconheço. Estou apenas a falar desta guerra.

    ResponderEliminar
  25. No Delito Opinião, e noutros blogs tem a sua reação e sabe o que me diziam antes, que eu era defensor de Putin, mas contrariar estas ideias aberrantes, publiquei lhes do Zelensky e outros, calaram se de um dia para outro, o assunto terminou.

    Se as pessoas adoram tanto esta guerra e sugeri lhes que fossem ajudar o Zelensky, eu afirmei que pretendo o Bem Estar dos Portugueses e não estar a picar a Onça com Vara Curta.

    Pois as pessoas não entendem, o animal Putin, tem acesso a todas estas informações do mundo, e todos os que criticam este Senhor, acabam desviados da vida e ou acontece lhes imprevistos que não contavamos e eu deixo andar.

    Se o Putin teve mão sobre as eleições dos EUA, no Brasil e na Europa também terá

    Eu quero que eles se matem todos, mas que não haja portugueses metidos nesta confusão, a guerra não é nossa e andam a ver se vão mais militares portugueses, julgam estes europeus que ter 15 mil homens em prontidão, é alguma coisa, para um contingente de um milhão dos Russos.

    ResponderEliminar
  26. Esta guerra a mim não me interessa, em nada.

    Não vou falar em dar vidas humanas, sem ter um objetivo português de ter paz.

    Em vez disso fomenta se a guerra e estes políticos deviam ser chamados pelas instâncias militares e magistrados, questionar-lhes o porquê de estarmos a entrar numa guerra que não é nossa.

    Se quiser falar comigo, fala se de outros assuntos. Teremos outras guerras mais interessantes que não precisa de perder nenhum homem ou mulher no combate.

    As pessoas elegem um PM e aparecem uns tantos para serem governo e não foram eleitos

    ResponderEliminar
  27. Não insista, caro João. Só estou a tomar partido contra quem começou esta guerra.

    ResponderEliminar
  28. Podemos sempre comentar o que o João entender. Os posts já me dão trabalho suficiente, mas faço-os com gosto há quase 20 anos. E tento sempre responder a todos os comentários. A discordância dos posts e dos comentários é muito positiva. Da discussão nasce a luz. Do contraditório se faz a democracia.

    ResponderEliminar
  29. Caro João: está claro quando o próprio João escreve: "Desde 2014, além dos países já mencionados,".

    ResponderEliminar
  30. você é uma boa pessoa amigo Paulo Prudêncio, eu também tenho que responder a todos, faz parte da boa educação, não é? vai ser um grande General como o Almirante Gouveia e Melo, este um grande salvador, este sim comparativamente a muitas outras personalidades.

    ResponderEliminar
  31. Muito obrigado, caro João. Educação e respeito por quem comenta. Faço os posts com gosto e respondo aos comentários com o mesmo sentimento.

    ResponderEliminar