Os meus textos e os meus vídeos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
-
O discurso, em Davos, de Mark Carney, PM do Canadá, é corajoso. O texto - a prosa é mesmo sua e publico a tradução como recebi por email de...
-
O cartoon "One year of Trump" é de Gatis Sluka. Encontrei-o na internet sem restriçoes de publicação. Sabemos que o centro de gr...
-
O Correntes mudou de casa. A nova morada é em https://correntesprudencio.blogspot.com/ A mudança da SAPO para o Blogspot deve-se ao encerr...
Os principais agentes desta guerra fazem-me retroceder aos tempos da "drôle de guerre" ou à Phoney war". Para os ditadores não há melhor meio para o enriquecimento próprio e das oligarquias envolventes, tal como não há melhor meio para a perpetuação no poder do que manter o estado perpétuo de guerra. Entretanto vão fingindo que querem a paz e que os outros é que não deixam.
ResponderEliminarPutin, Trump, Zelensky, com a cumplicidade de muitos outros atores ocidentais, tal como Starmer ou Macron, têm feito um excelente trabalho para a continuação até à exaustão desta "drôle de guerre".
Não consigo vislumbrar nem confiança nem esperança de paz em nenhum destes homens. Dizer que Zelensky responde a uma agressão externa não é suficiente quando hoje sabemos que é o lider de uma oligarquia de corruptos sem precedentes naquele país. Não me peçam para apoiar corruptos quando esses mesmos mandam os seus filhos para a matança e os veem morrer às centenas de milhares. Também não me peçam para acreditar que o ditador russo, num país com 144 milhões de habitantes quer invadir toda a europa até Lisboa.
Esta é para mim o grande exemplo da guerra da mentira e do enriquecimento dos mais ricos. Tal como é a guerra do empobrecimento dos mais pobres.
Percebo. Mas desde que a Rússia invadiu a Ucrânia - nesta de 2021 - que a esquerda europeia que não condena taxativamente Putin não pára de descer eleitoralmente. Há outras razões para essa quebra, mas essa posição tornou-se insustentável.
ResponderEliminarPois não condenam como deviam, e é um facto que repudio. Não entendo por que razão o fizeram ou fazem. No entanto, também há o problema grave e irritante de não podermos criticar Zelensky sem sermos categoricamente rotulados de defensores do invasor e ditador Putin. A mim, pessoalmente, e porque sou de esquerda, isso irrita-me. É como sermos rotulados imediatamente de antisemitas se condenamos o genocídio de Netanyahu. Irritante.
ResponderEliminarPercebo. Mas a esquerda tem perdido muitos eleitores desde 2021.
ResponderEliminarE a extrema-direita trumpista sobe eleitoralmente no mesmo período? É o voto cego de protesto. Veremos quanto tempo durará. Vai ser duro reerguer a democracia.
ResponderEliminar