terça-feira, 27 de novembro de 2007

frida kahlo

frida.jpg



Descobri Frida Kahlo quando comecei a ceder ao cinema via “"dvd"”. Fomos requisitar um filme ao clube aqui do bairro. Depois de muita pesquisa frustrada, arriscámos a escolha numa película que parecia pouco credível: Frida. Não é uma obra-prima, nem nada que se pareça, mas abriu-me a possibilidade de conhecer esta interessante pintora mexicana, nascida em 1907 - embora para ela fosse 1910, por achar-se filha da revolução -, que muitos consideram “a pintora do século XX”.

Entre tantos aspectos curiosos da sua vida, lembro-me que foi companheira de Diego Rivera e que deu abrigo ao exilado Leon Trotsky. Foi uma grande activista de esquerda e dos direitos cívicos. A sua vida foi muito sofrida, tanto no plano físico como no plano emocional. Teve poliomielite em criança e ficou com sérios problemas de locomoção. Quando recuperou, com uma enorme força de vontade, foi atropelada gravemente com pormenores arrepiantes. Enfim... muito pouco afortunada, esta Frida. A sua obra que mais me impressiona, chama-se “coluna partida” e foi a que escolhi para a imagem que acompanha este texto.



(reedição - 1ª edição: 18 de Agosto de 2006)

4 comentários:

  1. A voz de eleição de pedro almodovar - paloma negra é uma música belíssima ou melhor, uma melodia - arte e ciência de combinar harmoniosamente os sons - :)paulo G. Trilho Prudencio
    </a>
    (mailto:pgtrilho@netvisao.pt)

    ResponderEliminar
  2. Eventualmente duas: a artista e a sua representação em tela...
    ou
    três: ela física e as suas multiplicidades metafísicas
    ou
    uma: ela toda...

    (agora que li o que escrevi tomo uma nota mental: tenho que deixar de fazer comentários esquisitos no teu blog :)

    ResponderEliminar
  3. Nada disso. Aparece sempre. Recebo alguns mails com comentários de pessoas que não gostam de se expor e que, por isso, não os inserem no blog. Nunca li comentários teus que se possam considerar esquisitos: e que fossem :) Nem sei bem o que é isso, valha a verdade. Só tenho que te agradecer. Abraço.

    ResponderEliminar