sábado, 25 de outubro de 2008

esboroar do monstro (9)

 


 


 


Encontrei está notícia no jornal público de 24 de Outubro de 2008.


 



Em vários blogues e por e-mail

Professores apelam a uma só manifestação nacional 

24.10.2008 - 17h26 Isabel Leiria

Seria algo de inédito e, na opinião de muitos, contraproducente. Com duas manifestações nacionais de professores convocadas para dia 8 de Novembro (pelos sindicatos) e 15 do mesmo mês (dinamizada por movimentos de docentes), ambas em Lisboa, três docentes lançaram um apelo às duas partes para se entenderem e acertarem um único protesto.



“A instabilidade que se vive nas escolas, por conta das políticas deste Ministério da Educação, e a desfiguração da escola pública, exigem, mais do que nunca, um movimento de professores forte e unido”, começa por explicar-se no documento, publicado em vários blogues e que circula por e-mail. 



Por isso, apela-se aos sindicatos para “criarem condições de abertura à activa participação dos movimentos, reconhecendo as suas reivindicações e prevendo o seu direito à palavra na manifestação de 8 de Novembro”. Ao mesmo tempo, os três professores subscritores do apelo – Paulo Guinote (do blogue "A Educação do Meu Umbigo"), João Madeira (do Movimento Escola Pública) e Constantitno Piçarra (do Agrupamento e Escolas de Ourique) – pedem aos movimentos que desconvoquem a manifestação de dia 15 e participem na de 8 de Novembro. 



O apelo tenta ainda conciliar as posições que têm vindo a ser assumidas por sindicatos e movimentos que surgiram no último ano, lembrando que ambos são “fundamentais” para “combater as políticas burocráticas e arrogantes do governo”.

O caminho faz-se caminhando, claro. Temos todos os motivos para esperar um momento de unidade ainda mais impressionante do que aquele que ocorreu a 8 de Março do 2008. Mas é preciso continuar a fazer por isso: arrumar a casa primeiro e, depois, partir para a mobilização.

Sem comentários:

Enviar um comentário