É o terceiro ano consecutivo que recorro a esta forma de significar aos meus amigos e amigas os desejos de boas festas e de um feliz 2009.
É certo que responderei aos mails e sms que me chegarem, mas não terei a iniciativa de usar esse modo de festejar a nossa existência e de exprimir uma reconhecida amizade: ou seja, vou informar as pessoas da minha lista de emails da existência deste post e com essa atitude remeto-me para uma poupança de correspondência.
Bem sei que os amigos e amigas são especiais e que mereciam uma relação mais individualizada. Mas sabem que procuro fazê-lo no quotidiano e sei que cada uma dessas preciosidades se sentirá por aqui em modo exclusivo.
Foi um ano em cheio em termos pessoais. São muito poucas as lembranças desagradáveis. Assim de repente, só a doença súbita de um dos amigos mais chegados é que me traz uma recordação mais sofrida. Mas já melhorou.
Em termos profissionais já não posso dizer o mesmo. A luta dos professores consumiu muito do meu tempo e nesta altura do ano leio estudos que indicam um forte e generalizado afastamento dos professores portugueses da sua profissão. E isso deixa-me muito triste. Como me entristece os maus tratos a que tem estado sujeita a escola pública portuguesa. E o mais grave é que todos esses desmandos saíram da vontade do partido político onde se situa o meu ideário ideológico: o partido socialista.
Mas não podemos perder a esperança. Seria um pouco arrogante dizer-se que os professores venceram em toda a linha: aqui, que ninguém nos ouve, até o podemos fazer com o orgulho estampado no rosto e com a certeza de que até sabemos alguma coisa daquilo que falamos. Mas há ainda um longo caminho a percorrer.
O ano virará e voltarei cheio de esperança em dias melhores.
Fui à procura de um vídeo de natal que absorvesse estes estados de alma e que se relacionasse com os natais da minha infância e adolescência.
E é isso que vos dedico: um vídeo filmado em New Orleans (cidade que se levanta depois de uma mais do que cruel tempestade), com sons do músico favorito do meu pai, Louis Armstrong (e deste modo celebro também a histórica vitória de Obama), numa composição de 3 miniutos alusiva à época natalícia e numa imagem parecida com a que retenho das épocas que vos falei: partilho convosco as memórias de alguns dos meus natais e desejo-vos que façam deste e dos que se seguirem momentos tão belos como aqueles que vivi. Farei o mesmo com os meus.
Para todos os que casualmente passarem por aqui e que eu não tenha o privilégio de conhecer, ficam a saber: quem vive de boa fé é sempre destinatário deste tipo de mensagens.
Ora clique.
Olá Paulo!
ResponderEliminarEscreveste, como é já hábito, um texto maravilhoso de Boas Festas.
A amizade não se mede nem no tempo nem no espaço, de facto. Por isso, apesar de compreender e perceber a tua poupança de correspondência, quero dizer-te que não escapas de receber aquele telefonemazinho da noite de 24. É que eu quero certificar-me de que os meus amigos estão mesmo a passar uma maravilhosa noite!
Obrigada!
Beijo
Boas Festas, Paulo :)
ResponderEliminarPaulo,
ResponderEliminarobrigado pelas tuas palavras que sei que são sinceras...
Sendo assim a tua mensagem nunca pode ser impessoal!
Um grande abraço
e retempera as forças porque o ano de 2009 vai ser importante obrigatoriamente!...
Um bom ano de 2009 mas até lá ainda falamos, pois claro!~
Francisco Trindade
Olá!
ResponderEliminarLindo texto!
Um Natal grandioso e um Novo Ano bem melhor que este.
Bj
Mena
A forma e o suporte em que imprimimos os afectos não tem importância. Tem importância sim, a força com que desejamos que os nossos amigos sejam felizes.
ResponderEliminarPara o Paulo que nos tem dado força e lucidez um GRANDE, GRANDE NATAL .
E não se preocupe: mesmo para os ateus, o Menino Jesus( No Norte ainda existe) desce pela chaminé. Quanto mais não seja, a da nossa imaginação.
BOAS FESTAS
Há amizades e amizades e, portanto, amigos e amigos... Atrever-me-ia a afirmar que, se quisermos ter uma "imagem" de tal fenómeno, talvez um arco-íris ou uma escala de "dégradée" se aproxime... Assim, partilhamos mais com uns e um pouco menos com outros, alguns esbatendo-se num limiar de cinzentos indiferentes ou quase... Também as tonalidades que vamos assumindo podem variar com o tempo, como que moléculas de um caldo plasmático e, como moléculas, em dinâmica constante, num interminável movimento, numa infinda dinâmica que decorre da vida... Por vezes mais "isto", outras mais "aquilo"...
ResponderEliminarNesta época do ano, não me parece oportuno muita originalidade... Então, quanto a mim, muito adequadamente, deixamo-nos "embalar" por hábitos, por ambientes que se repetem, ano após ano, criando uma sensação de alguma estabilidade que nos descansa, que nos descomprime, que serve para "desopilar os fígados"... Por mim, procuro deixar-me arrastar por esses sentires... Alivia e, com alguma "sorte", pode até permitir "recarregar baterias"...
Que as Festas desta Quadra Natalícia corram para ti e para a tua "tribo" plenas de calma, sossego, serenidade, etc, etc e tal... Das tais condições necessárias para vos proporcionar essa tão ambicionada Felicidade...
Que o 2009 seja, por seu turno, o "espaço" para a realização de desejos, concretização de objectivos e até de "sonhos"...
Um abraço "à maneira"
Amílcar
Olá Paulo!
ResponderEliminarMuito obrigada e quero desejar-te também um maravilhoso Natal e um ano de 2009 repleto de coisas boas, saúde e muito amor.
criativo como sempre, paulo! devolvo (como boomerang) os votos. até sempre
ResponderEliminarUm abraço, um bom natal e um óptimo 2009!!!
ResponderEliminarBoas Festas e tudo de bom para ti e família.
ResponderEliminarHS
Obrigado Isabel.
ResponderEliminarDia 24 lá estaremos, como sempre. Já um bocadito animaditos, claro :)
Beijo.
Obrigado Miguel.
ResponderEliminarForça aí, ok?
Abraço.
Obrigado Francisco.
ResponderEliminarMuito obrigado.
Força aí.
Abraço.
Obrigado Filomena.
ResponderEliminarUm ano grandioso também para ti e para os teus.
Beijo.
Obrigado.
ResponderEliminarUm abraço à maneira :)
Obrigado miúda.
ResponderEliminarTudo de bom para ti e para os teus.
Beijo.
Isso, até sempre companheira.
ResponderEliminarDe um privilegiado:
Beijo grande e feliz 2009.
Vamos a isso companheir@.
ResponderEliminarAquele abraço.
Obrigado Henrique.
ResponderEliminarRetribuo.
Força aí, meu caro.
Abraço.
Obrigado pelas suas palavras. Exageradas mas comoventes.
ResponderEliminarImaginação, isso mesmo.
Festas felizes e um belo 2009.
Agradeço e retribuo é muito pouco para a originalidade deste documento de Boas Festas. E, chamo-lhe documento por ser um desabafo muito pessoal dum profissional muito diferente e muito à frente em todos os sistemas e subsistemas da des )educação que vai minando a nossa juventude de há muitos anos a esta parte, e, também alguns docentes, que de uma maneira geral já não deviam andar pelas escolas estabelecimentos de ensino e educação) há muito tempo. São estes "professores" que, se calhar!!! e devido ao nacional porreirismo que continua cada vez mais na ordem do dia, que ainda há alguns que por corporativismo, teimam em não entender que é essa gente que anda a minar tudo e mais alguma coisa, e depois, é o que se está a ver...Já chega. Paulo, meu querido e já velho amigo. Assisti aos teus primeiros passos cá pelo burgo já lá vão alguns anos. Eras um puto e eu fui um dos que apostei em ti por ter percebido de imediato que eras diferente, mas, para seres muito melhor e teres muitas ideias diferentes do resto dos colegas. E, não foi preciso muito tempo, para todos temos tido o prazer de constatar que tudo isto é verdade. Obrigado pelo que já fizeste e obrigado por tudo aquilo que sei que ainda tens para fazer, para dar e para ensinar. Bom Natal e melhor 2009 para ti, Céu e Filipa do amigo Nené
ResponderEliminarOlá Paulo
ResponderEliminarObrigada
Desejo-te tambem um Feliz Natal e um Bom 2009, que 2009 seja cheio de paz, carinho saúde e muito amor.
Gostei de ler. Como sempre.
ResponderEliminarUm Bom Natal e um Feliz passar de ano.
Um abraço amigo.
Oh meu caro amigo.
ResponderEliminarMuito obrigado.
Ao ler o teu comentário, recordo com saudade os tempos em que trabalhámos juntos na construção de sonhos e de realidades. Devo-te uns encontros agora que o teu tempo é mais comprido que o meu. Sempre soube do teu pessimismo em relação ao futuro da nossa Educação: mas, e acredita, se estivesses na escola a tua perplexidade seria agora muito maior.
Aquele abraço. Longa vida e muita saúde. Beijo à Paula, à tua mãe e aos miúdos.
Paulo, Céu e Filipa.
Obrigado minha amiga.
ResponderEliminarForça aí. Tudo de bom.
Beijo.
Obrigado meu amigo.
ResponderEliminarUm belo ano para ti e para os teus.
Espero que 2009 seja mais sorridente.
Abraço.
Olá! Muito obrigada. Gostei da mensagem. Aqui ficam os desejos sinceros de umas Boas Festas (com pronúncia de Braga). Que o Bom Jesus proporcione um magnífico ano de 2009 para ti e para a tua família. Beijinho e fica bem
ResponderEliminarPassa o tempo
ResponderEliminarpassam as aves
para sul
passam as páginas
dos livros
e
das árvores
só não passa
a amargura e a inquietude
do que nós sabemos.....
Boas Festas Paulo,
com um abraço muito amigo,
NB
e que forma mais (in)pessoal de desejar boas festas aos amigos pois se or um lado este espaço , e uma éspecie de "diario publico" que todos podem ler e comentar, também é verdade que em cada novo texto está um pouco deste nosso grande e estimado amigo Paulo, pedaços esses que enrriquecem todos os que têm a sorte de privar consigo, bom natal pa si e para os seus, e que o ano de 2009 apesar de se advinhar dificil, seja um ano cheio de realizações pessoais e profissionais tanto para si como para todos os que da sua familia fazem parte.
ResponderEliminarAbraço deste seu sempre amigo
ResponderEliminarObrigada, Paulo.
Umas valentes Boas Festas para ti também... e um Ano Novo pleno de todas as coisinhas boas que desejas. Beijinho.
Quem escreve gosta de ter respostas, mas quem lê nem sempre se lembra disso... Além de encontrar o Paulo em "oqueeuandei", visito o "correntes", incógnito e apressado, várias vezes.
ResponderEliminarÉ a altura de o dizer e desejar Boas Festas e um bom 2009, para si e para os seus colegas professores.
JJ
O Bom o Jesus e o Colombo (está piada é privada e para a Lígia) se não te importas.
ResponderEliminarBelo ano para ti e para os teus. Obrigado.
Beijo.
Belo, Nicolau "a amargura e a inquietude
ResponderEliminardo que nós sabemos....." isso mesmo.
Aquele abraço amigo do Paulo: para ti e para os teus.
Que 2009 seja melhor.
Oh meu caro antigo aluno. Não imaginas como gostei de ler as tuas reconfortantes palavras. Obrigado: o melhor, o melhor mesmo, para ti e para os teus.
ResponderEliminarAbraço.
Oh miúda, força aí.
ResponderEliminarValente 2009 tb para ti e para os teus.
Beijo.
Isso: como nos compreendemos :).
ResponderEliminarTb passo, apressado (mas algumas vezes leio com muita atenção) o excelente espaço dos antigos alunos do externato ramalho ortigão.
E nós agradecemos e retribuímos, João.
Belo 2009.
Abraço.
Paulo, um Natal Feliz para ti , Céu e Filipa. E que o Novo Ano que se avizinha possa ser, profissionalmente, vivido com maior serenidade.
ResponderEliminarBeijinhos,
Lígia, Inês e Raquel, que é para saberes quem é ...
Oh minha cara amiga.
ResponderEliminarGosto muito de ler um comentário teu por aqui.
Um beijo grande para ti e para as miúdas.
Serenidade: isso, desejamos isso, só isso.
Um ano em cheio para as três.
Belo 2009.
Beijo.
BELO Natal como o teu texto, para ti e família. Obrigada pela tua amizade. Beijo e um excelente 2009.
ResponderEliminarObrigado Manuela.
ResponderEliminarTambém te desejo um belo 2009.
Beijo.
Obrigado pelas tuas amáveis palavras. Bom Ano novo também para ti e todos os teus. Cláudio Cavaco
ResponderEliminarObrigado, meu caro amigo.
ResponderEliminarGosto muito, muito mesmo, de te ler por aqui.
Aquele abraço.
Mas que texto tão maravilhoso.
ResponderEliminarPercebi cada palavra deste belo texto. A escolha do vídeo está excelente, mas fiquei com ciúmes.
ResponderEliminarIndependentemente das alterações agora finalmente publicadas, o SPN reafirma que prosseguirá o combate a um Estatuto que mantém, no essencial, os aspectos mais negativos que os professores desde sempre contestaram, designadamente a divisão da carreira em categorias e as bases de um modelo de avaliação severamente criticado não apenas pela classe como por reputados especialistas na matéria, ou, ainda, a prova de ingresso na profissão.
ResponderEliminarObrigado Maria Simas.
ResponderEliminarDá ideia que este post entrou no local errado:)
ResponderEliminarVim ter aqui por acaso e gostei de tudo.
ResponderEliminarObrigado.
ResponderEliminarQue coisa tão preciosa.
ResponderEliminar