sexta-feira, 17 de abril de 2009

rss da educação (31)

 


 


 


(encontrei esta imagem aqui)


 


 


 


“Revisão é uma fraude”


 


 


É uma notícia sobre a revisão do estatuto da carreira dos professores. Fica-se a saber: os membros deste governo que estão nestas negociações mais parecem aprendizes de "spin doctor" do que pessoas que servem o estado a a causa pública. Um péssimo sinal para a democracia e mais um evidente sintoma de que andámos quatro anos a lutar contra pessoas que têm muita dificuldade em fundamentar a coerência das suas posições políticas.


 


 


Professores titulares vão ganhar mais 800 euros


 


 


Aqui está um sinal que os professores mais jovens devem captar: quando vêem professores titulares cansados de tanta luta mas a darem sinal não só de resistir mas também de continuar, devem compreender que o mais difícil é conseguir batalhar por causas que abrangem um grupo profissional ou um conjunto de cidadãos e não apenas os interesses individuais. E mais difícil ainda é estar mobilizado para questões que nem nos afectam directamente, mas que são princípios e convicções inabaláveis: como, por exemplo, a defesa da escola pública de qualidade para todos.


 


 


O estranho caso do Agrupamento de Escolas de Santo Onofre


 


Um antigo encarregado de educação da escola de Santo Onofre toma uma posição pública sobre o assunto na Gazeta das Caldas.

6 comentários:

  1. MaisUmEncarregadoEducação17 de abril de 2009 às 14:35

    A todos quantos lêem este excelente blog começo por dizer que penso que quem trabalha nessa escola tem todo o direito e mesmo o dever de se opôr àquilo que acham que está incorrecto. Se tinham elegido um CE e é esse que querem é por esse que devem lutar! Parabéns por isso! No entanto, como encarregado de educação de um aluno dessa escola, deixem-me dizer que reitero a preocupação de outros encarregados de educação que já passaram por este blog: os professores devem ter em atenção os alunos e penso que estes estão a ser bastante prejudicados por toda esta situação. Sinto que o meu filho está a ser prejudicado diariamente por este "ambiente carregado". E desculpem-me por perguntar: será que a mudança é assim tão má? Os novos elementos serão incompetentes?!, não poderão dar-lhes uma oportunidade?! Ou haverá outras guerras que os EE nem fazem ideia? Sr. Paulo Prudêncio, no seu tempo corria tudo tão bem, tão tranquilamente, porque não se recandidatou ao cargo?

    ResponderEliminar
  2. UM PROF DO AGRUP STO ONOFRE17 de abril de 2009 às 17:05

    A INDIGNAÇÃO ESTÁ A PASSAR POR AQUI…

    Os professores do Agrup . estão estupefactos com este abuso de confiança, uns estranhos entraram-nos porta dentro e é o que se está a ver, puseram-nos em “auto – gestão” – ainda não perceberam que está em causa a vida dos alunos e estes deveriam merecer maior respeito. Não sei até onde vai a nossa paciência, o saco está a ficar cheio, quando rebentar, depois vamos apurar responsabilidades.
    Já que não temos governantes à altura para entrar em diálogo construtivo connosco, afim de resolver esta situação com alguma dignidade, apelo à comunidade escolar mais esclarecida que tome posição pública e mostre a sua indignação face ao que se está a viver. Isto como está não serve a ninguém

    ResponderEliminar
  3. OUTRO PROFESSOR DO AGRUP STO ONOFRE17 de abril de 2009 às 17:11

    Isto como está não serve a ninguém e está a ser bastante humilhante para os professores, alunos, funcionários e enc . de educação.

    ResponderEliminar
  4. Confesso que me honra muito saber que os encarregados de educação do agrupamento de escolas onde sou professor passam por aqui nessa qualidade.

    Vou responder aos 3 comentários de uma vez só como decerto compreendem

    Agradeço também as vossas elogiosas palavras em relação á qualidade do blogue.

    Há uma questão que vos quero assegurar: o mote de todo este meu envolvimento tem uma divisa primeira: a defesa da escola pública de qualidade para todos. E isso passa por uma série de questões, sendo exemplo flagrante a que agora retratam e que tanto vos preocupa.

    Conheço muito bem os professores da nossa escola e estou seguro que tudo farão para manter os alunos tranquilos e serenos. A luta já vai muito longa (é mesmo antiga e se calhar eterna) e tenho registado sempre a manutenção do maior profissionalismo por parte dos meus colegas. Mas não podemos fugir ao essencial: a situação no que à gestão do agrupamento se refere, é naturalmente muito preocupante.

    Um dos encarregados de educação refere uma questão de âmbito mais pessoal: como deve saber, auto-limitei os meus mandatos por imperativo democrático e para dar o meu pequeno exemplo. Mas a questão actual nada tem a ver com isso. O que está em discussão é a destituição do actual executivo (com mandato até junho de 2010) pelos motivos que deve conhecer.

    Estarei sempre a vossa disposição para as questões que quiserem colocar. Nesta altura, não consigo dar resposta a todos os comentário. Mas farei sempre questão de o fazer a todos os encarregados de educação. Quero sublinhar que tenho dos encarregados de educação dessa escola a maior das estimas e aproveito para homenagear todos as pessoas que durante os anos em que tive o privilégio de exercer o cargo de presidente do CE exerceram funções nos órgãos sociais da associação de pais e encarregados de educação; e claro, muitos outros que não faziam parte dos órgãos sociais mas que vestiam mesmo a camisola da escola e que eram verdadeiros onofrinos e onofrinas.

    E devo dizer que vivemos nessas alturas momentos tão difíceis como os de agora (apenas menos mediatizados; não havia blogs ) e sempre contámos com o seu apoio e estímulo.

    Os melhores cumprimentos e muito obrigado.

    ResponderEliminar
  5. MaisUmEncarregadoEducação20 de abril de 2009 às 11:10

    Prof. Paulo Prudêncio, agradeço o seu comentário e a forma moderada como sempre o faz. Longe de mim achar que a vossa luta não é correcta. Afirmei-o no meu comentário. De qualquer forma não posso deixar de responder a "Um professor do agrupamento" que diz que um encarregado de educação é um "estranho" e "que está estupefacto com o abuso de confiança". Lamento, mas este "estranho" tem opinião própria e só quis transmitir o que o próprio professor do agrupamento deixou bem explícito: "o saco (dos profs de Santo Onofre) está a ficar cheio". E isso nota-se lá por casa... (em apenas alguns professores, claro!)
    Ass: MaisUmEncarregadoEducação que APOIA o agrupamento de Santo Onofre, o Conselho Executivo demitido e todos os professores que com o seu profissionalismo têm levado o barco para a frente... os outros, que não cabem neste "saco" não posso apoiar! Força a todos!

    ResponderEliminar
  6. Meu caro MaisUmEnacarregadoEducação.

    Muito obrigado pelas suas palavras e pelo seu apoio.

    Em cerca de 200 professores, meia centena de funcionários e mais de 3.000 potenciais encarregados de educação haverá, naturalmente, opiniões para todos os gostos e feitos. Sempre foi assim. Sabemos isso, e tb conhecemos a bela história da nossa escola.
    O momento é difícil, como se sabe. Mas é muito agradável receber apoios como o seu: conhece a escola e o agrupamento (prefiro mais a designação amontoado) de escolas e faz questão de se colocar ao lado dos que têm a veleidade de se considerar do lado certo da história. Move-nos a força da razão e a defesa da escola pública de qualidade para todos.

    Muito obrigado mesmo. Apareça sempre e comente mesmo que discorde de mim. Agradeço isso.

    Os melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar