
(encontrei esta imagem aqui)
Liberdade de imprensa desce pelo sétimo ano consecutivo e é ameaçada pela crise global
"A liberdade de imprensa no mundo diminuiu pelo sétimo ano consecutivo e é ameaçada pela crise económica global, diz o relatório anual da Freedom House, divulgado em vésperas do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que é assinalado hoje.
O relatório nota que a Itália e Israel desceram da categoria de "países livres" para a de "países parcialmente livres", no que é entendido pelos autores do documento como um exemplo do declínio da liberdade de imprensa em regimes democráticos.(...)"
No momento em que estas importantes questões vão sendo notícia, não paro de receber emails que me dizem que no dia 5 de Maio de 2009 será votada no parlamento europeu uma grave e perigosa restrição à utilização da internet pelos cidadãos da novel e frágil união. Francamente, ainda nem fui verificar os contornos da notícia que refere as limitações na utilização da rede; mas esta minha associação não pode deixar de nos preocupar, mais ainda se considerarmos aquilo de que já suspeitávamos: a Itália passou a ser um país "parcialmente livre" no domínio da liberdade de imprensa.
As redes sociais estão a aumentar o espaço de liberdade o que só por si assusta muita gente. Os diversos "poderes" devem andar à nora. Tanto a nível local como global têm sido criados nichos de pensamento livre que afrontam os poderes estabelecidos. E isto de partilhar o poder não é bom, pois não?
ResponderEliminarCá em Portugal temos o exemplo dos professores que têm sabido receber e passar informação de formas novas que assustou o ME e os próprios sindicatos. E que funciona , funciona...
Aguardemos.