(encontrei esta imagem aqui)
Aproveitámos uma curta passagem por casa durante as férias para ver o filme de Michael Mann. "Inimigos Públicos" tem um argumento interessante e obedeceu a um "casting certeiro" com destaque para Johnny Depp que pareceu talhado para o papel principal. A banda sonora é perfeita e no geral este filme recomenda-se.
A história assenta em factos históricos e remete-nos para algo que é também óbvio em Portugal: os gangsters conseguem, por vezes, uma surpreendente dose de popularidade desde que estejam atentos ao modo de garantir a sua popularidade mediática.
No site do público, aqui, pode ler-se:
"Durante os anos da Grande Depressão, existia em toda a população americana, uma revolta generalizada contra os bancos por serem a causa da crise resultante da quebra da Bolsa de Nova Iorque, em 1929. Apareceu então um grupo de gangsters, liderado por John Dillinger (Johnny Depp). Dillinger rapidamente conquistou a simpatia do público, tanto pelos seus assaltos a bancos como pelas épicas evasões da prisão, sendo considerado uma espécie de Robin dos Bosques da era moderna.
Depois de várias tentativas do Governo americano para o deter, J. Edgar Hoover (Billy Crudup), chefe do departamento do FBI que mais tarde se viria a tornar uma das maiores organizações de investigação do mundo, atribui a Dillinger a designação de Inimigo Público Número Um, atribuindo a Melvin Purvis (Christian Bale) a árdua tarefa de o deter. A perseguição, com vários sucessos e fracassos, terminaria com a morte de Dillinger, em 1934.
Michael Mann ("Heat - Cidade Sob Pressão", "Miami Vice", "Colateral") foi buscar inspiração ao livro do historiador e jornalista Bryan Burrough: "America's Greatest Crime Wave and the Birth of the FBI".
Fica a curiosidade: Johnny Depp e restante elenco usam chapéus feitos com feltro da fábrica Fepsa, de São João da Madeira.
Pode ver um trailer do filme se clicar no vídeo que se segue.
Sem comentários:
Enviar um comentário