É o título de uma carta que tenta "explicar o inexplicável" no que se refere ao agrupamento de escolas de Santo Onofre.
Já tive oportunidade de escrever que aquela escola, hoje um agrupamento, tem dezasseis anos e uma história muito bonita. Vive uma fase em que passou de "um oásis a um deserto" como bem qualificou um blogger de referência.
Há medida que o tempo vai passando e se vão conhecendo, como sempre acontece, os detalhes da sua história mais recente os arrepios ocupam o lugar da excelência organizacional e do inigualável ambiente de trabalho.
Escrever a história dos primeiros dezasseis anos de Santo Onofre é um exercício difícil, mais ainda se se pretender fazer a sua publicação na edição impressa de um jornal amarrado à natural limitação de caracteres. Todavia, um dos professores que acompanha a escola desde a sua origem, o Carlos Hermínio, e que exercia as funções de Vice-presidente do Conselho Executivo injustamente destituído em Abril de 2009, apresenta aqui a sua versão. Leia que vale a pena.
Já li o artigo e, por ter sido docente desta escola durante 4 anos (entre 2001 e 2005), acompanhei o excelente percurso da escola descrito nos primeiros parágrafos. Como professor contratado venho, desde 2005, a circular de agrupamento em agrupamento e quase em todas escolas onde trabalho a minha escola de referência continuam a ser a EBI de Santo Onofre, uma escola e como o meu ex colega Carlos Hermínio tão bem descreve e passo a citar – “qualidade educativa e do seu excelente ambiente de trabalho…” e “…a equipa liderada pelo Paulo Prudêncio revoluciona as práticas de gestão comum à generalidade das escolas, dotando a escola dum conjunto de instrumentos com base nas novas tecnologias, facilitadores da vida docente, contribuindo para uma maior dedicação dos professores àquilo que é fundamental, ou seja, a sua relação pedagógica com os seus alunos.”. Sou testemunha destas práticas/qualidades e ainda tenho como referência a escola onde sempre que precisávamos de ajuda para qualquer actividade profissional, tinha sempre um colega a oferecer o seu apoio – A EBI SANTO ONOFRE.
ResponderEliminarAbraço
PR
Viva Paulo.
ResponderEliminarObrigado.
Por aqui também são muitos os que não esquecem o teu elevado profissionalismo.
Aquele Abraço.