quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

passo a passo - a segunda verdadeira vitória dos professores -

 



 


Foi daqui


 


Os sindicatos dos professores e o governo voltam à "mesa de negociação" para tratar dos horários. Depois do fim da injusta divisão funcional da carreira, os horários são mais uma matéria em que o governo ps cavalgou um conjunto de determinações que visavam a destruição do poder democrático da escola e a desvalorização da profissão docente. Há muitas matérias ainda para discutir, nomeadamente uma imperativa revolução no tratamento da informação, como a que pode ler aqui no blogue de Paulo Guinote ou aqui no blogue de Ramiro Marques.


 


 



Sindicatos e Governo reúnem hoje para discutir horários dos professores


 


"O Ministério da Educação e os sindicatos reúnem-se hoje para discutir os horários dos professores, uma das matérias do Estatuto da Carreira Docente não alterada no acordo de princípios assinado no dia 8 deste mês.(...)"


3 comentários:

  1. Pois é Paulo,
    Sem a assinatura do acordo, contra o qual muitos reclamam, outros chamam de traição e até há quem considere que se trata de chamar estúpidos aos professores, não seria possível o que consideras a segunda verdadeira vitória dos professores, porque na AR estas matérias não seriam tratadas e não haveria mesa negocial para as abordar.
    Abraço
    Francisco

    ResponderEliminar


  2. Viva Francisco.

    Foi um acordo financeiro. O que já caiu deve-se à lição de cidadania que foi dada pelos professores (professores resistentes espalhados pelas escolas, bloggers, movimentos, sindicatos, partidos políticos) e espera-se que não desistam porque esta luta é longa e exige uma atenção permanente; e vitórias tão demoradas, que mais parecem derrotas e que custam a suportar; sei, como tu também deves saber, que há colegas, grandes profissionais e grandes pessoas, que passam uma mau bocado e que têm sido muito injustiçados.

    Abraço.

    Abraço tb para ti.

    ResponderEliminar
  3. ... so gostava de saber por razao de repente os portugueses tem tanto odio aos professores. Nao ha muitos anos professor era uma profissao respeitada e no entanto nessa altura os professores tinham mais ferias, menos servico burocratico e ganhavam 'mais' comparativamente. Hoje em dia surprende-me que ainda haja gente que se disponha a aturar miudos sem educacao, ser insultado quando afinal nem sequer tem assim tanto tempo de ferias e ganham pouco mais de 1000 euros limpos. Suspeito que a medio prazo menos jovens vao querer ser professores e so restem aqueles que nao sabem fazer mais nada. Triste e ironico! a velha expressao importada vai finalmente ser verdade em Portugal o que so prova o atraso do pais! mas porque sera que copiam os erros dos outros paises? Sera que ainda ninguem notou que os paises anglosaxonicos sao um mau exemplo a seguir? Ou sera que tambem querem que o ensino seja privilegio de alguns, daqueles que podem suportar os custos do ensino particular? Sem bons professores o ensino publico nao vai a lado nenhum!

    ResponderEliminar