segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

perdas

  


 


Morreu o realizador Éric Rohmer


 


"Nascido em 1920, Éric Rohmer iniciou a sua carreira como realizador em 1952, com o filme "Les petites filles modèles", que não terminou por problemas de produção. Alguns anos mais tarde, em 1959, realizou "Le signe du lion", com Claude Chabrol como produtor.

Em 1969, Rohmer realiza "Ma nuit chez Maud", com Jean-Louis Trintignant e Françoise Fabian nos papéis principais. É esse filme o primeiro a chamar a atenção da crítica especializada.

A Mostra Internazionale d'Arte Cinematografica de Veneza atribuiu-lhe, em 2001, um prémio pelo conjunto da sua carreira. 

"Les amours d'Astrée et Céladon", realizado em 2007, acabaria por ser a última obra de Rohmer, que era professor da Sorbonne desde 1973."


 


 


Desaparece fisicamente um dos meus realizadores de culto.


 


Veja um pequeno trailer do seu último filme.


 


 


 


4 comentários:

  1. Bom,Paulo, pelo menos escolhemos obras diferentes...

    ResponderEliminar
  2. Viva.

    Andei à procura de um vídeo de um das 4 estações; mas nada; não deu para mais, por agora, pelo menos;

    É sempre duro enfrentar a morte.


    ResponderEliminar
  3. "Eric Rohmer, pioneiro da Nouvelle Vague e um dos cineastas mais reconhecidos de França, morreu hoje de manhã, anunciou a sua produtora, Margaret Menegoz.
    De nome verdadeiro Maurice Schérer, o realizador nasceu a 04 de Abril de 1920 em Tulle, Corrèze. O seu primeiro emprego foi de professor. Escreveu um romance solitário em 1946 e foi um crítico de cinema marcante durante vários anos."

    ResponderEliminar
  4. Já estou com saudades deste excelente cineasta.

    ResponderEliminar