É consensual que o abandono escolar é uma praga social mas já não digo o mesmo da tese que defende que o combate a esse flagelo começa nas idades mais baixas e que a responsabilidade é de toda a sociedade; diga-se o que se quiser, o que é certo é que não existem políticas reais que traduzam essa evidência.
Quando mais elevado for o nível social e económico duma comunidade mais baixa é a taxa de abandono escolar e ponto final.
Em Portugal existe uma babilónia na organização administrativa do estado. Existem dois níveis de decisão claros: o central e o concelhio, mas conhecido este último por local. E o que é incompreensível é que não exista um ranking, ou outro qualquer mecanismo, que responsabilize os municípios pelo combate ao flagelo. Nada. Nem uma vírgula.
Pelo contrário, as escolas estão atulhadas de má burocracia por causa disso. A avaliação externa solicita informação estratosférica sobre o assunto. Há tempos, os professores derrotaram um modelo de avaliação que os queria avaliar pela taxa de abandono escolar dos alunos. Mas os maus burocratas não desistem. Querem que as escolas, e por via disso os seus directores de turma, informem o sistema da nova situação do aluno que abandonou: mesmo para os que já entraram na idade adulta. Se isto não é a loucura total, então depois não me venham com estudos a dizer que apenas um em cada cinco dos portugueses tem problemas psiquiátricos; não, não acredito.
As políticas de combate ao abandono escolar não estão a funcionar. Em 2006, Portugal não só não conseguiu reduzir essa estatística negra do sistema de ensino, como assistiu mesmo ao seu agravamento: a percentagem de jovens que saíram precocemente da escola e cujo nível de estudos não ultrapassa o 9º ano de escolaridade subiu de 38,6%, em 2005, para 39,2%. Vamos ver os próximos números. Mas é como dizes, ninguém quer saber.
ResponderEliminarNem mais. Completamente em sintonia. A irresponsabilidade fez escola nos dirigentes portugueses. Só empurram para o lado.
ResponderEliminarSOMOS UMA EUQIPA DE DUAS PESSOAS QUE COMESSAMOS NA BRINCADEIRA A 1 ANO E MEIO A REPARAR PC E PORTATEIS PARA AMIGOS, BARES E DISCOTECAS.
ResponderEliminarO NOSSO TRABALHO E RAPIDEZ COMPARADO AO PREÇO SUPER ACESSIVEL QUE COBRAMOS FOI TAO BEM ACEITE, QUE DECIDIMOS DIVULGAR O NOSSO TIPO E QUALDADE DE TRABALHO.
POR ISSO JA SABEM, PROBLEMAS COM O PC, FALEM COM NOSCO SEM COMPROMISSOS.
Anúncio na net .
Se quiserem mais e melhor consultai os pedidos de emprego no OLX . As fotos que muitos candidatos (a EMPREGO) publicam também são interessantes.