A Isabel Silva, distinta professora em Santo Onofre, não fez a coisa por menos: preocupada com o estado deplorável da organização onde exerce funções e temendo pela proximidade de bancarrota do seu país, foi a Madrid conhecer a opinião de Barack Obama, como se comprova pela fotografia que acompanha este post. Já se sabe que Obama é especialista em democracia e tem muito treino a lidar com situações caóticas e muito pouco transparentes.
Estás bem acompanhada...
ResponderEliminaryes , you can !
Premonitório!!!
ResponderEliminarFoi muito interessante a minha conversa com Obama. Contei-lhe tudo o que se passa neste terceiro mundo e ele ficou “abesbílico”, mas não mais que eu, que “abesbílica” fiquei, quando ele me questionou:
ResponderEliminar- Portugal é aquele lugar que tem à frente um projecto de engenheiro que se tem amanhado à força toda com os amigos, licenciado ao domingo, que quer calar todos os que o tentam desmascarar, que mente sempre, que odeia professores, que está metido em tudo o que é escândalo.....
- É esse mesmo. E eu sou professora.
O presidente esboçou um sorriso amarelo, assim como quem diz “Coitada!” e começou o interrogatório sobre o sistema de ensino desta “república das bananas”. Transtornado com o que lhe ia contando, levou por várias vezes as mãos à cabeça e questionou:
- Mas Portugal não era um país democrático? A gestão das escolas não era democrática?
Lá lhe expliquei que a democracia estava na fase terminal e que a Gestão Democrática já tinha morrido há tempo, com o tal decreto 75. Mostrou-se muito interessado e sacou do seu Mac para procurar o decreto lei. Tive de me pôr à frente, pois vinha a passar o Bill Gates!
Soltou uma gargalhada quando chegou às Disposições Transitórias e quis saber o que é que os professores têm feito no que à luta diz respeito.
Falei, falei, falei (falo inglês bem melhor que o “ingenheiro”) durante mais de uma hora, expliquei que vamos continuar a lutar, pois não queremos a morte da Escola Pública. Ele entusiasmou-se e retorquiu:
-YES, YOU CAN!
- DO YOU THINK SO?
- YES. BUT FIRST YOU HAVE TO DEFEAT THE ENGINEER.
Mas mesmo de boca aberta (e olhem que é bem grande), ficou ele quando eu lhe disse que, para resolver a crise económica tínhamos agora DOIS SÓCRATES a “dançar o tango”.
ResponderEliminarDivertido
Rita
Os outros dois ajudaram, pela certa. Yes, weekend!!!
ResponderEliminarEstou orgulhoso
ResponderEliminarIsabel no seu melhor!
ResponderEliminarAs fixações do sr . Inginheiro :
- acabar com a classe docente.
- acabar com o país.
Isabel ao mais alto nível.
ResponderEliminarImparável esta resistência.
ResponderEliminarGostava de conhecer esta Senhora Professora Isabel. É nortenha?
ResponderEliminarExcelente, Isabel. Não páras de nos surpreender...a nós e ao Obama, claro!
ResponderEliminarTanto fico com vontade de rir como de chorar!
ResponderEliminar