segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

competição desgovernada

 


 


 


Como é possível que depois de uma reprovação generalizada a avaliação de professores ainda dê sinal de vida e continue a dilacerar a atmosfera relacional das escolas? Este modelo é inexequível por querer medir o que é imensurável e é injusto porque os seus instrumentos e formas não permitem pontuar os avaliados e seriá-los em quotas. E ponto final. É da família de políticas de avaliação que levaram à tragédia da France Telecom (estou a pesar muito bem o que estou a escrever).


 


É claro que os professores portugueses, e apesar da proletarização a que foram votados desde 2005, e os seus sindicatos não aprenderam a lição e põem-se a jeito. O oportunismo e o "ver se me safo" associado a um regime de farsa não funcionam com pontuação e quotas. E quando os professores dão aos órgãos de comunicação social motivos para manchetes que envergonham, quem fica numa posição ainda mais difícil são os próprios.


 


 


Avaliação nas escolas. Professores em "competição desgovernada

6 comentários:


  1. Vivi no estrangeiro e tenho 21 anos de experiência deste tipo de avaliação, tanto como avaliado, como notador (avaliador). E posso dizer-vos, com conhecimento de causa, que os resultados são perniciosos, contraproducentes, tanto a curto como a longo prazo, e quase sempre injustos. Os objectivos do ponto de vista da gestão são simples: encontrar pretextos para afastar as pessoas supostamente não produtivas, e promomover os melhores e os mais responsáveis. Mas mesmo assumindo que as notações são feitas de forma inteiramente correcta, objectiva, e justa, tirando os casos de manifesto incumprimento ou de indubitável excelência que não carecem de relatórios de avaliação para serem unanimemente reconhecidos, a definição do valor recíproco dos restantes só serve para reduzir a sua productividade... O sentido de injustiça, o ambiente de competitividade, o tempo perdido em avaliações são factores de improdutividade!!! Além disso, uma Escola, como a maior parte das empresas ou dos serviços, deve funcionar EM EQUIPA. As sinergias entre colegas que se respeitam e trabalham em conjunto são uma mais-valia que se perde com as avaliações que põem as pessoas umas contra as outras...

    ResponderEliminar
  2. Só não vê quem não quer esta desumanidade!

    É tempo de burrocratas .

    ResponderEliminar
  3. Volta a ser de doidos...

    ResponderEliminar
  4. Só não vê quem não quer ver o caos a que a escola chegou.

    ResponderEliminar
  5. Joana Ribeiro, Encarregada de Educação15 de fevereiro de 2011 às 12:39

    O Director do Agrupamento de Santo Onofre está de férias?!!!

    ResponderEliminar