domingo, 13 de fevereiro de 2011

minoritários

 


 


 


Usei com eficácia a ameaça de demissão porque os argumentos eram justos, fortes, partilhados pelos que me acompanhavam e porque os destinatários da advertência sabiam que era mesmo para valer. Esse murro na mesa é uma solução no sistema português se quem o der estiver consciente do esforço que tem desenvolvido e da justeza das suas razões.


 


As escolas públicas nunca foram tão maltratadas como desde 2005. É unânime. Antes disso, houve um ou outro momento parecido mas menos mediatizado. Nessas alturas, os denominados dirigentes escolares sempre se mostraram maioritariamente acríticos.


 


Não me surpreendem os últimos desenvolvimentos. Há um argumento que me custa mais a aceitar: os actuais dirigentes não se demitem em bloco porque receiam a solução de CAP´s por parte da tutela. Parece-me um pessimismo exagerado. É preciso encontrar centenas de professores mergulhados num vale tudo sem limites. E que raio: mesmo que as pessoas estejam do lado das políticas, é preciso sei lá o quê em termos éticos para embarcar numa coisa dessas. Bem sabemos que aconteceram processos semelhantes em casos isolados e que bastou descobrir meia dúzia de gente assim para perpetrar as ocupações. Mas temos de acreditar que professores desse calibre são minoritários.

8 comentários:

  1. PIM PAM PUM Pessimismo exagerado lol

    ResponderEliminar
  2. Não se demitem por causa dos eurozitos!

    Minorias nesta classe há. 8 dias depois de 120 mil na rua a gritar contra a avaliação, 80 mil entregaram os objectivos. A maioria, portanto.
    Face a isto....

    ResponderEliminar
  3. Uma tralha maioritária, carago.

    ResponderEliminar
  4. O problema, Paulo, o cerne do problema é a ausência de desprendimento da maioria dos directores. Alguns colam-se ao cargo como lapas com receio de regressar às salas de aula. Os cemitérios estão repletos de indispensáveis, Paulo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Deves ter muito amigos, deves.

    Parabéns pela tua coragem, Paulo. Sinceramente.

    ResponderEliminar
  6. É impressionante, Migue. Realmente.

    Abraço para ti tb.

    ResponderEliminar