Sabemos que a economia de mercado é hegemónica e que o triunfo do capitalismo é inequívoco. Não será o fim da história, mas para já é assim. Governar à esquerda ou à direita deveria ser diferente e não só em relação a um conjunto de valores históricos. A forma como se governam os bens públicos é um critério e não se trata apenas de mais ou menos privado. Embora isso seja decisivo, a eficácia da gestão pública e a capacidade de regular a privada são assuntos de Estado. Se ambas o fizessem bem a democracia só agradecia.
Pelo que vi ontem à noite, temo que a esquerda não tenha aprendido a lição. Os comentadores ditos desse espaço não se cansaram de elogiar a governança portuguesa entre 2005 e 2008. Foram claros: esse período foi do agrado da direita e para um governo de esquerda ter uma avaliação positiva tem de receber esse aplauso e nunca do eleitorado do seu espaço político. Governar contra as pessoas parece ser um critério da direita. Este estranho e venerador caminho tem sempre resultados desastrosos. É fácil começar as "reformas" e a avaliação só se faz mesmo quando chegam os resultados.
A esquerda tem de romper com esta dependência e libertar-se dos maus actores que fizeram o palco nos tempos recentes. A nossa democracia precisa de contar com uma alternativa real. Os últimos 20 anos anos têm os resultados que se conhecem.
Viva Paulo,
ResponderEliminarontem à noite não consegui ouvir comentários, nem de comentadores de esquerda, nem de direita.
Por isso fico incrédulo ao ler que «Os comentadores ditos à esquerda não se cansaram de elogiar a governança portuguesa entre 2005 e 2008»
Que comentadores são esses? As pessoas que conheço, que são efectivamente de esquerda e pautam o seu pensamento pela defesa dos direitos do trabalho e dos cidadãos mais desprotegidos não elogiam, nem por um momento, a governação do PS versão 2005/2011.
Não acredito que alguém com ligação/simpatia a qualquer partido à esquerda do PS seja capaz de dar sequer o benefício da dúvida à corja que nos governou desde 2005.
Por isso te peço que digas a que "comentadores ditos à esquerda" te referes no post.
Um abraço e
A Luta Continua, porque a força da nossa razão há-de prevalecer sobre a razão da força deles.
Francisco
Viva Francisco.
ResponderEliminarÉ geral e não é apenas de agora.
Abraço.