Adenda às 23h05.
Segundo me informa o blogger Mário Carneiro, a alínea C deste artigo refere-se à relação da escola com a comunidade e o símbolo (...) significa a não supressão dessa inutilidade. Parecia um lapso, realmente. Concluindo: a nova ADD mantém uma parte substancial do desmiolo e é coerente com os actores que se movimentam nesta área governativa.
Se não foi lapso, o artigo 42 da nova avaliação de professores elimina duas dimensões - ética e escola e comunidade -. A ser assim, é um avanço. O que se conhecia referia apenas a supressão da ética.
Artigo 42.º
[. . .]
1- […]
2- A avaliação do desempenho do pessoal docente incide sobre as seguintes dimensões das
suas funções:
a)Científica e pedagógica;
b)[Revogada];
c)[…];
d)Formação contínua e desenvolvimento profissional.
Por falar em avaliação de professores, não deixa de ser risível o demiolado modelo em curso. Há de tudo e para todos os gostos. Neste caso, os professores escusam de apontar o dedo. Puseram-se a jeito e os conflitos começam a subir de grau com consequências relacionais para a vida. Num período tão mau na nossa sociedade, com salários mais do que congelados - falemos antes em reduções - e com um modelo inaplicável, ainda há quem se surpreenda.
Infelizmente, não foi essa a minha leitura. Parece-me que os parênteses indicam que que não há alterações. Chamo a atenção para a redacção do artigo 45º : "1- As dimensões da avaliação referidas nas alíneas a), c) e d) do n.º 2 do artigo 42.º..." . A relação com a comunidade será a dimensão referida na alínea c) ... com grande pena minha!!
ResponderEliminarQUEM ME DERA ESTAR ERRADA !!
Espero, sinceramente, que o Paulo esteja certo para que a escola agência de viagens termine de vez.
Já corrigi Felicidade. Tem razão
ResponderEliminarE porque não,também « rasgar» « repudiar» e « romper» as denominadas AULAS DE SUBSTITUIÇÃO ?
ResponderEliminarOs sindicalistas a tempo inteiro nos sindicatos ,que eu tenha conhecimento, nunca exigiram a sua revogação imediata, talvez porque não são afectados.
A redução da componente lectiva que os professores obtiveram ao longo da carreira deveria voltar aos moldes anteriores.Nessas horas seriam desenvolvidos projectos nas Escolas, para os quais os professores estariam mais motivados do que «tomar conta de alunos que não conhece ».
Um professor fundamentalista do ANTI-AULAS DE SUBSTITUIÇÂO.