terça-feira, 3 de abril de 2012

os gráficos e as mentiras da dívida

 


(Este texto já foi usado noutro post)


 


Daqui.


 


"O ridículo da situação financeira do capitalismo global - clicando em cada país vê-se a dívida a cada um dos outros, mas vê-se sobretudo que nunca podem ser a Grécia, Portugal ou a Irlanda a representar uma ameaça efectiva dada a pequeníssima escala comparativa das suas dívidas. Os PIIGs são de facto BODEs (expiatórios) de uma gigantesca trapalhada especulativa feita com dinheiro electrónico que, de facto, não existe. O medo deles é que alguém comece por fazer o que tem que ser feito - NÃO PAGAR, porque a dívida é irreal, electrónica e ilegítima e fabricada pelas Goldman Sachs e criminosos afins - por isso ameaçam os pequenos países e acusam-nos de fazer cair o mundo apesar das dívidas que eles têm não terem qualquer significado. E este quadro não mostra as dívidas à China, sobretudo a dos EUA - não há ecrã de computador que comporte." 


 


 


 


 


 


 


 


 

3 comentários:

  1. Muito bom. Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. "taxa de desemprego em Portugal subiu para 15% em Fevereiro, aumentando 0,2 pontos percentuais face ao mês anterior, indicam os dados hoje revelados pelo Eurostat."

    Os para além da Troika estão sem saber o que fazer. Entretanto, os ratos abandonam o porão: "Desemprego é um dos riscos ao programa de ajuda externa, avisa Bruxelas."

    ResponderEliminar
  3. OS EUA, tendo moeda própria, acabam sempre por pagar a sua própria dívida, emitindo mais moeda. Os GIPSIs é que estão entalados por estar na zona Euro. E é essa a grande diferença.

    ResponderEliminar