Para além das romarias para hiper-mega-agrupar-escolas (com os relatos mais inenarráveis de que ninguém estará a salvo), fica a saber-se que a constituição de turmas para o próximo ano lectivo (do 5º ao 12º ano) vai oscilar entre 26 e 30 alunos. Mais logo espero detalhar este assunto. Anunciar o caos com esta precisão não está, realmente, ao alcance de qualquer um.
Resultados seguros destas medidas: confusão organizacional, alunos encaixotados (há escolas da recente "festa" com salas para 20 a 22 alunos, mas têm espaços para learningstreet e deve ser por isso) e aumento exponencial de professores com horário zero ou sem contrato.
Professor Paulo: É verdade que na sua escola andam a esbanjar dinheiro na secretaria e na substituição de cartões? O Conselho Geral está mudo? A Inspecção não atua neste país?
ResponderEliminarDesculpe-me mas os pais têm razão em querem tirar os filhos para o Colégio ou Raul Proença. Também querem o mega-agrupamento e volta a pedir-lhe desculpa porque pressinto que é contra isso.
Bem haja por tudo e continue que a educação agradece.
Obrigado.
ResponderEliminarSe é encarregada de educação pode dirigir-se à escola, e à Associação de Pais, e pedir esclarecimentos.
Sobre os agrupamentos de escolas tenho escrito o suficiente.
Quanto ao resto, só lhe posso dizer que tudo o que relata me entristece.
Cumprimentos.
sugiro a mãe indignada que se desloque amanha a reunião de pais a decorrer no Centro escolar, pelas 18 ou 19horas. Esta informação deverá ser confirmada junto da associação de pais, pois nºao estou certo quanto a local e hora. Passe informação ao maximo de pais pois a associação parece estar a ter dificuldades em contatar todos os pais.
ResponderEliminarA minha escola é totalmente nova, estreada no ano lectivo anterior. Mas em nenhuma sala de aula cabem 30 alunos, nem tão pouco mais carteiras/ mesas (a menos que as coloquem encostadas ao quadro!).
ResponderEliminarQuando é que começam a fornecer os beliches para acomodar os alunos?
Eu juro que não entendo uma coisa: o que é que separa uma sala de aula de outra? Geralmente é uma parede. Pergunta: quando custa abrir uma porta numa parede? Não pode ser nada assim tão exorbitante. 200 euros, digo eu, já com mão de obra. Eu proponho que em cada sala de aula se enfiem 28 alunos e que um único professor tome conta de duas turmas ao mesmo tempo. O único problema que tem evitado optar por esta solução é a parede que teimosamente costuma separar uma turma da outra. Mas abrir uma porta numa parede, por mais paredes que fosse necessário abrir numa escola, ficava certamente menos dispendioso do que ter de pagar a um professor para cada lição. A longo, médio prazo compensava.
ResponderEliminar:) :) :)
ResponderEliminarLOL e quando puserem beliches é acil: põe-se abaixo o telhado!
ResponderEliminar