domingo, 22 de julho de 2012

estranho, no mínimo

 


 


 


 


Já ninguém refuta: o actual Governo corta, precariza, descredibiliza e privatiza tudo o que é público e deixa intocáveis as PPP´s, os BPN´s e as "privatizações" de lucros.


 


No sistema escolar passa-se o mesmo. Este aumento do financiamento das cooperativas de ensino foi incompreensível e Nuno Crato assinou sem ler ou então já nem sei o que diga.


 


Há escolas públicas que têm dezenas de professores com horários zero e que vêem o encaminhamento dos alunos para cooperativas que funcionam na mesma área geográfica, como é o caso das Caldas da Rainha. Esta duplicação de despesa só não é eliminada porque a privatização de lucros é controlada por interesses partidários. É grave e está mais do que comprovado.


 


Crato atenua corte no ensino particular e cooperativo 


 


"Colégios vão receber 85 mil euros por turma e vêem reforçado o financiamento por turma em cinco mil euros, em relação ao valor previsto pelo PS.(...)"


 

6 comentários:

  1. Eu não acho estranho, Paulo. É um programa claro que pretende isso mesmo - desinvestir nos serviços básicos do estado - saúde e educação (que não dão "lucros" a curto prazo)- e privatizá-los, deixando algo de residual do estado social.

    Num país como o nosso, e especialmente nesta altura,torno a repetir-me, é um voltar atrás em toda a linha em termos de desigualdades e oportunidades. Não se trata de um programa liberal, longe disso.

    Que, se fosse liberal, teríamos todo um programa diferente, assim como a flexisegurança dos países nórdicos, a nível das medidas laborais, onde, a par da flexi está a segurança.

    Enfim....depois de tantos anos após o 25 de Abril, de tanto avanço e luta, de tantas melhorias sociais, vêm estes senhores com este trauma do défice, da austeridade, do empobrecer, emigrar, agrupar, mega-agrupar, despedir, privatizar.... José Pacheco Pereira afirma que há uma raiva, um pretender ajustar contas com o passado recente por parte de determinados sectores da sociedade portuguesa.

    Não sei se é raiva ou não. Penso que é algo mais do que isso. O que é pior.

    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Falta de vergonha na cara!
    JPP devia estar calado pois o despesismo da rede de bibliotecas escolares chefiada pela esposa foi um mau exemplo de despesas exageradas. Não me refiro ao que de bom se fez pela cultura envolvendo escritores e alunos mas a cd´s comprados às centenas de utilidade duvidosa em vez de se privilegiar isto como os Espanhóis. (grátis) El programa original, antecesor de Clic, fue creado para Windows 3.1 y está disponible en siete idiomas diferentes. Su desarrollo se inició en 1992 y desde entonces ha servido para crear miles de actividades dirigidas a diversas áreas y niveles educativos.

    ResponderEliminar
  3. É Fernanda :) Igualmente.

    É um país muito pequeno :)

    ResponderEliminar
  4. O problema não é o tamanho do país, Paulo.

    É o que se pretende de rumo para o país e como alcançá-lo. Qual a visão e a estratégia.

    Sendo que neste momento é mais do que evidente qual o rumo e a estratégia. No meio de muita incompet~encia, para piorar ainda mais a coisa.

    ResponderEliminar
  5. Com este desgoverno ainda nos resta acusar o estado, em lugar próprio, de má gestão, enquanto entidade patronal . A lei laboral é clara .

    ResponderEliminar