Os despedimentos de professores traduzidos em gelo numérico dão qualquer coisa como 77 milhões de euros anuais e sobrecarregam alunos (mais por turma e com um estrutura curricular empobrecedora) e professores de uma forma que o tempo se encarregará de classificar com dois resultados certos: mais abandono escolar precoce e professores desejosos de "fugirem" para engrossarem um insustentável sistema de pensões de reforma.
As confederações de encarregados de Educação temem pela "paz escolar" e parecem resignadas, a FNE também recorre ao gelo para "branquear" o despedimento de mais de 5000 professores propondo uma justa vinculação de 12000 (os concursos assinados do próximo ano vão ser explosivos com a entrada dos professores do privado na primeira prioridade) e a Fenprof protesta no lugar central da vida de milhares de portugueses: o centro de emprego.
Entretanto vão surgindo convites a professores do quadro de agrupamento no sentido de emigrarem para países da Comunidade Europeia.
ResponderEliminarConsta que um «crânio» ex elemento da direção de um agrupamento , que recentemente passou a mega agrupamento, não fazendo parte da direção deste último, recebeu uma proposta irrecusável do ponto de vista financeiro da parte de uma Universidade Pública Inglesa.
Neste caso iria supervisionar o observatório de qualidade , relativo ao gabinete de metodologia e didática dos pós-doutoramentos em «coordenação de mega departamentos disciplinares» e em «métodos e técnicas de avaliação multidisciplinar no século XXI ».
Pessoa detentora de um currículo invejável e de grande prestígio na comunidade escolar,após demorada reflexão sobre o assunto, cedeu à pressão dos colegas que imploraram para que não os abandonassem.
Este é um bom exemplo, que trabalhando muito e bem, com esforço e dedicação, criando um salutar ambiente de trabalho à sua volta , estas oportunidades vão surgindo.
Face à sua decisão vai continuar a lecionar na sua escola , mas desta vez sem qualquer cargo.
Pode indicar o nome da universidade para o caso de existirem mais interessados?
ResponderEliminarCada Universidade tem o direito de convidar para os seus departamentos, a pessoa que à partida é considerada com requisitos para exercer as funções pretendidas.
ResponderEliminarNo caso de concurso público, nada me garante, que algum fanático do protagonismo, se candidatasse para supervisionar o dito observatório de qualidade, mas no caso de ser admitido, em vez de supervisionar só iria COMPLICAR.
Nem sei que diga. Obrigado na mesma.
ResponderEliminar