segunda-feira, 25 de julho de 2016

dos alunos e do sucesso escolar

 


 


 


 


"90% dos alunos considera que o sucesso escolar se deve mais ao seu esforço do que aos professores. Apenas 10% considera que ser bem sucedido se deve aos professores". Ora aí está um estudo que a plêiade de especialistas em Educação, de governantes da última década a comentaristas profissionais e passando por sei lá quem mais, tudo fará por ignorar. Tenho insistido neste algoritmo, construído com elementar bom senso, que vai no sentido do estudo mas que "desempregava" toneladas de burocratas escolares. Como se observa no desenho, os alunos reconhecem a autoridade escolar dos professores.


 


cartoon29-600.gif.png


 


 

5 comentários:

  1. Na minha opinião o sucesso escolar vai muito para além desses dois factores... sendo eles também de igual importância!

    ResponderEliminar
  2. Estes estudos colocam no debate uma questão essencial:

    São os professores imprescindíveis na aprendizagem das crianças com altas expectativas escolares e bom enquadramento parental?

    A resposta mais provável é não. O que nos leva à reflexão sobre o estatuto socioprofissional dos professores (que no caso Português nem é/era mau), quando a sua acção pouco influi no percurso de vida dos alunos.

    ResponderEliminar
  3. Penso que são sempre imprescindíveis o que é diferente de dizer que são sempre imprescindíveis para os resultados globais de um aluno ou de um sistema escolar. Ou seja, o que o algoritmo referido defende é, grosso modo, 60% para a sociedade, 30% para a organização escolar e 10% para os professores. Mas sugiro uma leitura do tal algoritmo.

    Também me parece que nada disto deve influenciar, muito menos menorizar, o estatuto dos professores. O que temos de concluir é que o sucesso escolar está, desde logo, relacionado com a sociedade onde vivemos.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado António. Estou com pouco sinal mas mais logo passo por lá.

    ResponderEliminar