terça-feira, 27 de outubro de 2020

Perplexidades e Imunidade de Grupo

Desde que a OMS declarou que a "imunidade de grupo é uma falácia perigosa sem evidências científicas" que fiquei mais atento ao assunto. No caso português, recordo a seguinte declaração de um virologista em 27 de Agosto de 2020:



""A imunidade de grupo não é posta em causa" pelas reinfeções.  Confirmados os primeiros casos de reinfeção pelo novo coronavírus, quais as consequências para a esperada imunidade de grupo? Virologista Pedro Simas diz que esta era uma notícia esperada, admite que o número de reinfecções venha a aumentar, mas sublinha que isso não obsta à criação da imunidade de grupo."



Fiquei perplexo com o que o mesmo virologista declarou em 25 de Outubro de 2020:



"Quando é que uma pandemia acaba? Quando se atingir o equilíbrio da imunidade populacional. Para responder muito diretamente à sua pergunta, pensa-se que é quando 60% a 70% da população já tenha sido exposta ao vírus e tenha memória imunológica. Isto consegue-se através da vacina ou deixando o vírus seguir o seu curso natural. Em Manaus, no Brasil, não conseguiram, infelizmente, controlar a disseminação do vírus e já atingiram esse valor e quando o atingiram as infeções e o número de mortos diminuíram drasticamente."


Sem comentários:

Enviar um comentário