quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Vamos Lá Repetir: É Disto Que se Fala Quando se Anuncia a Falta Estrutural de Professores


"Em 2021, formaram-se apenas três professores para ensinar Física e Química, 8 para Filosofia e 21 para Matemática: eram precisos muitos mais. Relatório anual do Conselho Nacional de Educação dedicado ao Estado da Educação chama a atenção para problemas que se têm vindo a agravar como o envelhecimento dos professores e a falta de atratividade de uma carreira docente que, em toda a União Europeia, é a que exige mais anos de serviço para se chegar ao topo. Dezenas de milhares de alunos são já afetados nalgum momento do ano letivo pela dificuldade de encontrar docentes substitutos para assegurar as aulas."


1 comentário:

  1. Continuo a comentar que interessou ao governo a narrativa da falta de professores e veja-se o que estava a preparar no gabinete: o pretexto ótimo para apresentar uma municipalização da escola mascarada com uma organização de diretores de vários concelhos, para justificar a mobilidade de docentes dos QA para escolas do mesmo ou diferente agrupamento, colocando-os com horários a cumprir em instituições diferentes. E assim resolvem a falta piorando as condições de trabalho dos QA.
    Afirmei várias vezes que a falta de docentes seria resolvida administrativamente sem recurso a recrutamento, sendo a proposta um exemplo mas havendo outras formas de o fazer, que estou convencido que estão esboçadas no gabinete ministerial. A falta de docentes é local/regional e não quantitativamente, como se está a ver...

    ResponderEliminar