![]()
Leia uma resposta de Pedro Paixão numa entrevista à revista do Expresso de 25 de julho de 2025 (página 37). Pedro Paixão foi "membro fundador de "“O Independente” em 1988, escritor da moda nos anos 1990 e professor de Filosofia na Universidade Nova de Lisboa".
"E fica claro que não gosta do termo "nazi". Quer explicar a razão?
É uma palavra que nos desculpabiliza, uma narrativa segundo a qual um grupo de bestas, de doentes mentais, chamados "nazis", conseguiu dominar a população em geral. Os historiadores preferem nacional-socialismo, duas palavras que dão origem a um movimento sinistro que integrou grande parte da elite cultural, económica, financeira e industrial da Alemanha. Desde Heidegger a Konrad Lorenz e ao maestro Karajan, são às centenas. Os juristas, advogados, juízes, estudantes, professores, cientistas e médicos eram mais de metade dos membros do partido. Não compreender isto alivia-nos a consciência: a culpa é dos nazis e não de toda uma sociedade."
Ou seja, grande parte da elite cultural, económica, financeira e industrial da Alemanha esteve comprometida com o nacional-socialismo. Ter-se-á, naturalmente, arrependido, mas muitos sentirão que voltam a ter condições para defender os mesmos valores. Digamos que algo de semelhante acontece noutras sociedades europeias, incluindo a portuguesa. Por cá, muitos dos que se sentiam confortáveis com a ditadura entraram para os partidos do arco da governação ou exerceram outras formas de poder. Mas os valores não mudam com facilidade, como sempre se foi observando, e vão despertando quando sentem condições para o fazer. "(...)Não compreender isto alivia-nos a consciência: a culpa é dos nazis e não de toda uma sociedade.(...)". Claro que o adjectivo "toda" deve ser contextualizado.
O teu comentário ao Paixão está maravilhoso.
ResponderEliminarQuanto ao Paixão... não adianta perder-me com mais comentários. Não sei se foi propositado ou se foi por desconhecimento, mas apresentou uma grande tese sobre a ignorância. Ele demonstrou que é um grande estúpido, mas bem estúpido, porque não percebe nada do processo da nazificacao da Alemanha. Ou tenta fazer uma lavagem do nazismo. Repugnante o que ele verbalizou. Estalo na cara ainda era pouco. Ou pensa também ele que somos todos estúpidos e ignorantes como ele? Parvalhão.
Obrigado, Agostinho.
ResponderEliminar:)) Leste? É desconcertante.