sábado, 19 de julho de 2025

Para ensinar - recebi sem referência ao autor e não o consigo encontrar

Para ensinar - recebi sem referência ao autor e não o consigo encontrar.



"Ensinar não é preciso, teria dito o poeta, se fosse perguntado a esse respeito. Afirmaria até que o mais difícil da missão do professor é não se restringir ao ensino das matérias adstritas à disciplina a seu cargo, tal como veio a postular Abel Salazar.
Para alcançar a culminância do magistério, não bastam o domínio dos conhecimentos ou habilidades e o rigor didático do método; são requeridos olhares, sensibilidade, ousadia, desvios e transgressões. É isto que perfaz o artista; e é este quem dá cor às palavras, aos gestos, às emoções, às exigências, às tarefas e ao cenário da educação. A combinação da arte e do saber permite moldar a realidade dada e realizar a obra projetada.
Para ensinar é, pois, necessário estudar os livros da especialidade. Mas é imprescindível ler igualmente as obras que cartografam o estado e as vias da Humanidade; estas leituras são fontes de diagnóstico da situação e de prescrição da ação. Só por alienação alguém julga que pode ser professor, ignorando as arestas e dores do mundo, afastando delas a atenção. Ensinar é irradiar luz e coragem para coabitar ética e esteticamente na Cidade; um ato de criação da bondade, de estreitamento ou fechamento das portas da maldade."


Sem comentários:

Enviar um comentário