Há algum tempo que movimentos e sindicatos de professores me solicitaram um pequeno vídeo sobre a gestão das escolas. Prometi-o para esta semana. Há petições em curso e haverá outras e tempo e espaço para discussões informadas. Designei-o por "A gestão das escolas entre o passado e o futuro". É um contributo para um debate num momento em que, finalmente, se alterará o que existe.
Um infinito abraço de agradecimento.
ResponderEliminarA voz da razão. Da justiça. Da honestidade. Do progresso e da democracia de um país.
Sublinho só um pormenorzinho. " 308 ministérios da educação." É verdade. E é surrealista, 308 ministérios da educação. O Prudencio é um génio! Um Homem, professor, AUTÊNTICO!
Se a gestão das escolas continuar refém de gente que não tem de prestar contas na área da educação porque não é especialista, mas espingarda na mesma, como por exemplo, os encarregados de educação, cuja competência específica para se pronunciarem em relação a assuntos de natureza cientifico-pedagógica, é terem gerado filhos, nada ficará resolvido, seja a direção nomeada ou eleita, de forma alargada ou restrita. Aprenda-se como que aconteceu nos Estados Unidos, passos que estamos a acompanhar de forma célere, deixaram os EE entrar nas escolas, espiolharam programas, filmes, bibliotecas, do alto do seu senso comum condicionaram as aprendizagens e a cabeça dos filhos e agora que cidadãos têm? A MAGA. Nós estamos a fazer o mesmo. Os alunos já têm uma versão light da Educação Sexual nas escolas, os EE já entram nas escolas, não para oferecer atividades para os seus filhos mas atividades para os professores.
ResponderEliminarObrigado, Agostinho.
ResponderEliminarMuito bom, obrigado.
ResponderEliminar