A intenção inicial deste blogue era a de escrever sobre tudo o que me interessasse mas com o cuidado de raramente entrar pelos assuntos do sistema escolar. Mas as desastrosas políticas de Educação que assolaram o nosso país, levaram-me a preencher o "correntes", e o meu cérebro, com a tentativa de ajudar a desconstruir o que se estava a passar na Educação.
Até o cinema tem tido menos atenção e penitencio-me pela perda sistemática dos excelentes filmes que o Centro Cultural das Caldas da Rainha tem exibido: mas, e assim espero, em breve retornarei.
Entretanto, vi um filme que recomendo. É baseado em factos reais e pode fazer-se a necessária transferência para os tempos que vivemos: temos de aprender com a história, parece-me. Nem sempre se consegue vencer por mais justa que seja a luta; mas quando as convicções imperam, não há alternativa: lutar de cabeça erguida, mesmo com o aparente prejuízo das circunstâncias pessoais de momento.
O jornal Público faz as seguintes referências:
Título original: Valkyrie
De: Bryan Singer
Com: Tom Cruise, Kenneth Branagh, Bill Nighy
O coronel Stauffenberg (Tom Cruise) sempre foi fiel ao seu país, o qual serviu com orgulho. Mas ao ver Hitler precipitar a Alemanha e a Europa no caos, começa a acreditar que é preciso passar à acção e travar o líder da Nacional Socialista. Em 1942, tenta conduzir vários oficiais superiores à rebelião, mas será em 1943, quando recupera de ferimentos sofridos em combate, que reúne forças junto da Resistência Alemã e organiza uma conspiração para matar o Führer. O plano, a operação Valquíria, é astuciosamente desenhado, e a missão de matar Hitler entregue ao próprio Stauffenberg.
Pode ver um pequeno vídeo, 1.47 minutos, deste filme a não perder.
A não perder, mesmo!!
ResponderEliminarPrincipalmente muitos professores (os que roem a corda!!).... para aprenderem com o coronel Stauffenberg a posicionarem os interesses colectivos à frente dos interesses pessoais, por muito que isso custe... Quando vi o filme logo me assolou esta visão e desejo....
Obrigada, Paulo, por mais uma boa sugestão.
De nada Fernanda
ResponderEliminarObrigado e força aí.
Bj.