Já recebi vários mails com imagens relativas ao bonito dia que ontem tive oportunidade de viver. Segundo dados recolhidos junto dos profissionais do CCC (e nunca é excessivo salientar a pronta disponibilidade na cedência do belo espaço que é o pequeno auditório), estiveram presentes cerca de 130 pessoas. Para além dos professores do agrupamento, houve várias presenças que registei com muito agrado: professores das mais diversas escolas da cidade, autarcas locais e encarregados de educação com saliência para o actual presidente da direcção da associação de pais e encarregados de educação do agrupamento de escolas de Santo Onofre.
Publico de seguida algumas das fotos com a legenda possível (sempre da esquerda para a direita).
Lina Esteves, a presidente eleita do Conselho Executivo,
Rui Correia, que teve a excelente ideia
e que se responsabilizou
pela organização da sessão,
Paulo Guinote, o autor do livro
em causa e eu.
Rui Correia e Paulo Guinote.
Paulo Guinote mostra-me a página do seu livro onde faz referência à existência do meu "correntes". Devo confessar duas coisas: ainda não tinha tido a oportunidade de mexer no livro e foi um bela surpresa para a comemoração dos cinco anos do meu blogue.
Paulo Guinote explica quem é quem na sua turma
dos tempos do primeiro ciclo.
O já conhecido coro "os pastelinhos de belém"
prepara a sua memorável actuação.
A primeira da direita é a incansável
maestrina Isabel Seno.
Paulo Guinote assina o livro adquirido pela Sandra Amaral,
professora na EBI de Santo Onofre.
Paulo Guinote abre a prenda Bordaliana oferecida
por professores e educadores do
agrupamento de escolas de Santo Onofre.
Junto à prenda, vê-se a parte de cima da cabeça
da sua pequena filha Marta,
que me perguntou o motivo pelo qual
o pai era alvo de tantas cortesias.
Pode ainda ver, aqui, um álbum de fotografias produzido pelo Rui Correia.
Se clicar no vídeo que segue, ficará com uma excelente imagem de parte da atmosfera que se viveu. A produção é da responsabilidade da família da maestrina Isabel Seno.
Professores de rosto inteiro
ResponderEliminarHouve certamente uma convergência de factores favoráveis para que, como nesse Abril que temos ainda quente na lembrança, brotasse de novo, de um modo muito singular, um acontecimento sublime, onde a comoção veio habitar no coração dos que nele participaram.
Certamente que o livro “A educação do meu umbigo” lançado neste encontro, bem como as palavras inteligentes e inspiradas dos vários colegas que a ele presidiram, funcionaram de um modo importante para essa sublimidade.
O que foi, então, determinante, na produção daquele efeito? A consciência partilhada de que o golpe injusto desferido contra a comunidade de S. Onofre pelo ME exigia uma solidariedade fraterna, por parte dos participantes neste encontro, aos seus professores. Os seus gestos esforçados e corajosos de fidelidade sem tergiversação aos princípios de uma escola democráticos tornaram-nos um exemplo de dignidade, merecedor do nosso reconhecimento público.
A lucidez evidenciada pelos participantes em relação aos escolhos que os professores têm pela frente, e que hão-de ultrapassar, não foi tolhida por aquela comoção, pois houve oportunidade para uma partilha de pontos de vista sobre a agenda da educação.
Irmanados no mesmo sonho de Abril e conscientes das dificuldades que armadilham o presente, os professores hão-de sair vitoriosos na defesa da sua dignidade e da escola pública.
Porque os professores têm um rosto inteiro (o seu inalienável elemento moral), que se manterá firme nestes tempos difíceis. Desta elevação e da sua força combativa hão brotar novos cravos de Abril, tantas vezes espezinhado.
Belo Vasco.
ResponderEliminarMuito obrigado.