PSD quer suspender avaliação de professores e rever estatutos do aluno e carreira docente
"Os dossiers polémicos da Educação dos últimos anos serão suspensos ou revistos se o PSD vier a ser governo. O programa eleitoral do partido defende a existência de um modelo de avaliação de professores que faça a “sua diferenciação segundo
critérios de mérito”.
“Suspenderemos, porém, o actual modelo de avaliação dos professores, substituindo-o por outro que, tendo em conta os estudos já efectuados por organizações internacionais, garanta que os avaliadores sejam reconhecidos pelas suas capacidades científicas e pedagógicas, com classificações diferenciadas tendo por critério o mérito, e dispensando burocracias e formalismos inúteis no processo de avaliação”, afirma o documento.(...)"
E nem uma linha sobre a gestão escolar; significativo.
Paulo
ResponderEliminarO programa eleitoral do PSD reza assim, na p. 23 do seu Compromisso sobre a Educação, no seu Ponto 3:
"Iniciaremos uma reestruturação da administração
educativa, com reforço da função reguladora e avaliadora e de apoio às escolas, alterando a lógica de comando e controlo para uma lógica de oferta de serviços às escolas, visando o fim do “monstro burocrático”.
Apostaremos seriamente na atribuição às escolas da
generalidade dos poderes de gestão e administração do seu projecto educativo".
Peço-te um desafio: escalpeliza esta intenção de modo a pôr a nú as virtualidades do que aí se contém, ou então os embustes que aí tambem podem estar.
Saudações Vasco Tomás
Olha, o Manel Gil perguntou-me ontem por ti. Deve ser para discutir o ensaio sobre a democracia do Aldous Huxley que o ocupa agora, ou para terçarem armas sobre as férias esmorecentes.
Viva Vasco.
ResponderEliminarTenho estado a arrumar este inferno de informação. Voltarei ao assunto em breve. Tenho saudades das tertúlias contigo e com o grande Manuel Gil.
Aquele abraço.