quarta-feira, 2 de setembro de 2009

inglourious basterds

 


 



Foi daqui.


 


 


Não digo que sim a todos os filmes de Quentin Tarantino e considero "Pulp Fiction" a sua obra maior. Partilho com ele a inclusão de duas fitas nas dez melhores de sempre (e sei que isso das dez melhores tem mesmo imenso que se lhe diga) que também me encheram as medidas: "Taxi Driver" e "Carrie"; mais a primeira que a segunda, obviamente.


 


Este "Inglourious Basterds" (Sacanas sem lei) é mesmo um grande filme. Um argumento sobre a segunda guerra - um tema inesgotável - mas com uma narrativa algo surpreendente e com uma montagem quase perfeita (dá ideia que a parte final foi acelerada de modo a evitar que o filme ultrapassasse as três ou mesmo as quatro horas). Uma boa banda sonora e algumas interpretações de encher o olho.


 


No site do Público pode ler-se:


 


"Quentin Tarantino junta-se a Brad Pitt, Diane Kruger, Daniel Bruhl, Christoph Waltz, Mike Meyers, Michael Fassbender e Mélanie Laurent num tributo a "Quel Maledetto Treno Blindato", um filme de guerra italiano, de 1978, realizado por Enzo Castellari e que saiu nos EUA com o título "The Inglorious Bastards". 

Durante a II Grande Guerra assistem-se a corajosas lutas: do tenente Aldo Raine (Brad Pitt), conhecido como Aldo, o Apache, especialista nos escalpes e líder dos Sacanas, um grupo de soldados americanos escolhidos para espalhar o terror entre os nazis, eliminando-os com especial requinte; de Bridget von Hammersmark (Diane Kruger), uma famosa actriz alemã que na verdade colabora com a Resistência Francesa; e de Shosanna (Mélanie Laurent), uma rapariga judia sobrevivente ao massacre da sua família que acaba em Paris, a gerir um cinema durante a ocupação dos alemães.

Nessa sala de cinema, durante a grande estreia de "O Orgulho da Nação", um filme de propaganda nazi, em que o próprio Hitler e os principais líderes tinham previsto marcar presença, o grupo dos Sacanas e Shosanna cruzam-se com um objectivo comum: a destruição do III Reich."


 


Pode ver um pequeno vídeo com imagens do filme.


Sem comentários:

Enviar um comentário