terça-feira, 23 de março de 2010

e como é que isto se mede?

 


 


Um em cada cinco portugueses sofre de perturbações psiquiátricas


 


"Um em cada cinco portugueses sofre de perturbações psiquiátricas, constata o primeiro estudo que faz o retrato da saúde mental em Portugal. Em comparação com dados de outros seis países europeus Portugal é o que tem a prevalência mais alta, com números que se aproximam dos Estados Unidos, "o país com maior prevalência de perturbações de psiquiátricas no mundo", disse hoje o coordenador nacional de Saúde Mental, Caldas de Almeida.(...)"

6 comentários:

  1. Acredito que sim. Cada vez mais.

    ResponderEliminar
  2. Acha que são mais?

    ResponderEliminar

  3. Anda tudo pedrado.

    ResponderEliminar
  4. A degradação das condições de trabalho é uma das causas do fenómeno. Como o diz Christophe Dejours, psicanalista francês que dirige o Laboratório de Psicologia do Trabalho e da Acção:
    " A organização do trabalho. Para nós, clínicos, o que mudou foram principalmente três coisas: a introdução de novos métodos de avaliação do trabalho, em particular a avaliação individual do desempenho; a introdução de técnicas ligadas à chamada “qualidade total”; e o outsourcing, que tornou o trabalho mais precário."
    Só a potência da acção dos que ainda não cairam na doença pode alterar este estado de coisas.

    ResponderEliminar
  5. paulo guilherme trilho prudêncio24 de março de 2010 às 19:48

    Viva Vasco.

    Estou mesmo de acordo com o que acabas de escrever. Publiquei, há pouco tempo, uma muito interessante entrevista com a pessoa a que fazes referência.

    ResponderEliminar