quinta-feira, 28 de outubro de 2010

reuniões intercalares são de carácter ocasional?

 


 


Os editores do blogue Uma aventura sinistra (os mesmos do inesquecível sinistra ministra) questionam o assunto:


 


 


"É justa a queixa que se ouve mas ainda são pouco consequentes as acções que ela desencadeia. É preciso que os professores e educadores reajam em defesa do seu horário: é também uma questão de profissionalismo. É preciso que cada vez mais docentes passem do queixume nas conversas privadas, do moer de insatisfações perante a sobrecarga semanal, para a pressão que ajude a corrigir e inverter o insano caminho de sobrecarga que foi opção política de fundo na área da Educação.

As horas dos CT de Turma Intercalares não são reuniões de carácter ocasional. Posto isto, estas integram-se na componente não lectiva de estabelecimento nos termos previstos da alínea c) do nº3 do artigo 82º do ECD. Deste modo, há dois caminhos: ou pede-se a dispensa da componente não lectiva de estabelecimento ou solicita-se o pagamento de horas extraordinárias, visto que foram prestadas para além do horário normal de trabalho".

 

6 comentários:

  1. Ora cá está uma questão que me tem preocupado há bastante tempo.
    Outra, é o Conselho Pedagógico. Reuniões e reuniões prolongadas para além do razoável, mas que são de natureza ordinária, e quando o não são, não deixam de ser previsíveis. Apanhei com reuniões surrealistas , enquanto coordenador de departamento, por causa das aleivosas decisões de lurdes,a bruxa, no tempo do outro governo. Um absurdo, um abuso.

    ResponderEliminar
  2. Grata Paulo :)

    O texto que transcreves deve ser da FENPROF, não sei qual sindicato. Na verdade, recebi-o através da Sofia B.

    Aproveito para te dar parabéns pelos textos que tens colocado, da tua autoria, os mais recentes (assim fica dito ... de outro modo iria lá escrever).
    Abraço,
    M.

    ResponderEliminar
  3. Paulo
    ainda digo mais tambem as acções de formação devem segundo o mesmo artigo ser deduzidas na componhente não lectiva e não como a maior parte de nós faz na nossa componente individual

    ResponderEliminar