O chefe do governo é obstinado. E já se sabe: quando uma pessoa com essas características se desorienta, torna-se nocivo e vai-se afundando nos assuntos onde quer encontrar uma tábua de salvação. É tal o estado do sistema escolar, que fico com a ideia que os resultados PISA2009 deixaram quem se preocupa mesmo com o sistema escolar apreensivo: afinal até nem estávamos assim tão mal antes dos governos deste PS e o futuro começa a perder qualquer sorriso.
O estudo acompanhado funciona desde 1998 e tem-se dedicado, em grande parte, à matemática e à língua portuguesa. Está, seguramente, centrado nos trabalhos de casa e no estudo das várias disciplinas. São muitos os que advogaram a sua inutilidade e, por isso, vai acabar. Foi despachado por este governo, digamos assim.
Mas para o primeiro-ministro vai recomeçar agora. Com ele; com a sua chegada. Para este governo será obrigatório que esta área curricular não disciplinar seja dedicada à matemática. No entanto, as escolas podem optar por dedicá-la ao português ou às ciências. É um obrigatório não obrigatório. Não internem esta gente, não.
Sócrates quer alunos dedicados à Matemática no estudo acompanhado
"O primeiro-ministro anunciou hoje que o horário semanal atribuído ao estudo acompanhado será “obrigatoriamente alocado ao estudo da Matemática” no ensino básico. No entanto, as escolas podem optar por dedicar esse tempo ao estudo do Português e das Ciências. Esta foi uma das medidas avançadas hoje por José Sócrates no arranque do debate quinzenal no Parlamento.(...)"
Mais valia estar calado
ResponderEliminarHorário do estudo acompanhado obrigatoriamente dedicado à matemática, mas as escolas podem decidir usá-lo para o estudo do português ou das ciências... É obrigatório para a matemática? Sim. Mas podem usá-lo para outras disciplinas? Sim. Então não é obrigatório? É. Acho que já deve haver matéria suficiente para o internar num hospital psiquiátrico.
subscrevo
ResponderEliminarSó poder ser ANEDOTA para a Assembleia se rir....
ResponderEliminarNa 6ª feira, dia 3 de Dezembro é publicada em Diário da República a reforma curricular do Ensino Básico em que são extintas as disciplinas de Estudo Acompanhado e Área de Projecto e hoje, uma semana de pois, vem o PM anunciar mais estudo para a Matemática numa disciplina que já não existirá no próximo ano lectivo. Ao jeito do nosso saudoso Fernando « E ESTA EH... », o PM é cá uma Peça!!!...