Os estudos de opinião eleitoral em Portugal têm sido muito falíveis. Há uma tendência que se mantém para as presidenciais2011: Cavaco Silva é eleito à primeira volta, Manuel Alegre fica muito aquém do que se esperava e Fernando Nobre parece obter um resultado melhor do que se vaticinava.
O actual presidente está num frentismo de direita (que é mais aceite que o de esquerda, coisa que só a história da nossa "eterna" desgraça consegue explicar) que parece encontrar acolhimento junto da maioria dos eleitores e Manuel Alegre parece não conseguir descolar das amarras em que se envolveu.
Ha três figuras políticas que se devem sentir, para já, vencedoras: Cavaco Silva, José Sócrates e Mário Soares.
Vamos aguardar pelos próximos desenvolvimentos.
Disse "(que é mais aceite que o de esquerda, coisa que só a história da nossa "eterna" desgraça consegue explicar).
ResponderEliminarPois o frentismo de esquerda é que nos levou a isto! Só crescemos e vivemos melhor quando metemos a esquerda na gaveta. Olhe para os números....
Se querem continuar ... continuem até ao empobrecimento total.
Viva Fernando.
ResponderEliminarÉ discutível, claro. A nossa história tem mais de 800 anos. Há uma evidência que remete os países do sul da europa para uma espécie de frentismo beato que os empobrece e que tem mais expressão nas forças políticas de direita. É apenas isso.
Repare: a esquerda apresenta nestas eleições cinco candidatos. Só nestes dias reparei que o candidato da Madeira é da esquerda. Como tenho ideia de o ter visto a desfraldar uma bandeira nazi até pensei que fosse de direita.
Onde estão as franjas da extrema direita? Onde está o PP que ainda há coisa de uma década era uma espécie de Frente Nacional Francesa soft?
E podia ficar aqui o dia todo a desenvolver este argumento.
Cavaco Silva é o único da direita e faz o pleno. É frentismo ou não?
Abraço.
So mais um detalhe Fernando.
ResponderEliminarNeste anos, e na agenda da Educação, as políticas deste PS tiveram mais acolhimento à direita do que à esquerda. É só olhar para os números e ver a desgraça.
Isso é inquestionável. A direita apoiou fervorosamente, é público, Sócrates nos primeiros anos. Só quando o desastre aconteceu é que fizeram de conta. Tanto revisionismo tb não, que raio.
Na última edição da revista “Visão” foi noticiado que o lote onde se situa a casa de férias que Cavaco Silva tem na Aldeia da Coelha, na qual tem como vizinhos Oliveira e Costa e Fernando Fantasia, não tem escritura no Registo Predial de Albufeira. Segundo um dos promotores da urbanização e amigo de Cavaco, a propriedade foi adquirida através de uma permuta com um construtor civil.
ResponderEliminarO “Jornal de Notícias” e o “i” avançam hoje que a permuta que possibilitou a Cavaco Silva a aquisição da casa envolveu uma empresa chamada Constralmada, dissolvida em 2004, sendo que um terço desta sociedade de construção civil pertenceu a Fernando Fantasia, nome ligado à SNL, antiga proprietária do BPN, banco que tinha como “homem forte” Oliveira e Costa.
Apesar de não existirem ilegalidades na operação, questiona-se, no entanto, o que terá Cavaco Silva cedido em troca do lote onde tem a casa de férias. Até agora, há apenas o registo de uma permuta, efectuada em Fevereiro de 1999, com a Constralmada, indica o “Jornal de Notícias”.
Um terço do capital da Constralmada chegou a ser detido pela OPI 92 – Operações Imobiliárias, uma empresa de Fernando Fantasia que acabaria por ser absorvida por sua vez por empresas da SLN, através de operações de aumento de capital, que deixaram o empresário com apenas 10 por cento da OPI 92. O "JN" recorda que Oliveira e Costa afirmou na comissão de inquérito à nacionalização do BPN que a "OPI92 era detida 100 por cento por Fantasia, mas na realidade era '100 por cento da SLN'".
Fernando Fantasia é actualmente membro da Comissão de Honra da candidatura de Cavaco Silva à Presidência da República.
A questão da casa de férias do Presidente da República tem marcado a campanha para as presidenciais. Alguns dos candidatos trouxeram o assunto para as acções de rua. O candidato madeirense José Manuel Coelho acusou Cavaco de sofrer de “amnésia” por não se lembrar como comprou a casa de férias. Defensor Moura, outro dos candidatos, afirmou que "nem que vivesse duas vezes conseguiria fazer tanta trapalhada para comprar uma casa em pleno Algarve”.
Cavaco Silva considerou a notícia da “Visão” um sinal de “desespero”. “O desespero já é muito grande. Façam as investigações que quiserem, publiquem tudo que talvez depois do dia 23 talvez eu possa ler”, disse. O Presidente afirmou ainda não se recordar em que cartório assinou a escritura. Inquirida novamente sobre o assunto pelos dois jornais, a candidatura de Cavaco manteve o silêncio.
Os Portugueses, sem analise, sem discernimento, vao votar e reeleger Cavaco. Este e um ciclo que se repete: reconduzir no poder sempre os mesmos, cujos defeitos o pais conhece, negando as evidencias e esperando um milagre. Cavaco, um presidente que promulgou, sem hesitacao nem protesto, a maior parte dos diplomas que criaram a nossa desgraca financeira, Cavaco, que recebeu num hotel os deputados da Oposicao na Madeira, em vez de o fazer na assembleia regional, so para agradar a Jardim, esquecendo o simbolo que representava, Cavaco,que inventou o episodio lamntavel das escutas, Cavaco, que esquece elementos de negocios essenciais da sua vida e acha que nao tem que esclarecer nada nem ninguem-quem nao deve nao teme-sabe com o que conta: um povo de gente subdesenvolvida, sem capacidade critica e sem honra nem esperanca.
ResponderEliminarE o Sócrates,claro. Cavaco é o candidato do regime...
ResponderEliminarPorque não me esqueço de quem governou o país durante 10 longos penosos anos como primeiro-ministro acentuando as desigualdades sociais, porque não me esqueço das malditas propinas do ensino superior, dos espectáculos degradantes no buzinão da ponte 25 de Abril, da investida sobre os policiais na Praça do Comércio e sobre os vidreiros da Marinha Grande, dos delírios das supostas escutas governamentais a Belém. Não quero voltar ao Cavaquismo, carrancudo e conservador, sorvedouro dos fundos estruturais da CEE, terreno propício às tentações da banca e dos oportunistas. Nem que para isso tenha que votar nesta espécie de "Tiririca" da Madeira, que salta da esquerda para a direita como quem muda de camisa, que ridiculariza a política ridicularizando-se a si mesmo, que denuncia os vícios da sua ilha e a imoralidade em que se transformou a política.
ResponderEliminarConcordo.
ResponderEliminarConcordo coma descrição A memória em política é o que é
ResponderEliminarTal como vaticinei e comprovei, o pior para Alegre foi ter o apoio fictício de Pinóquio e Geppetto. Acho que o povo ainda não percebeu que o candidato do Pinóquio é o Cavaco. Como já era e sempre foi.
ResponderEliminarBasta, já chega de Aníbal!
ResponderEliminarSai, sai da minha vida e vai para a Coelha comer lagosta seu pastel.
O Sr. Alegre é um poeta e sonhador ideológico, o Dr. Nobre é médico mas não reconhece que está caquéctico, o prof. Cavaco, pelo menos não é mentiroso nem insultuoso é de todos o mais capaz para ser presidente da REPUBLICA.
ResponderEliminarÉ precisamente um sonhador e poeta que nos pode devolver o orgulho.
ResponderEliminarCavaco não é mentiroso? Valha-lhe Deus.
Todos têm defeitos e o sr. Dr. Cavaco Silva também os terá!
ResponderEliminarAgora, querer eleger para chefe máximo das Forças Armadas (Presidente da República) um indivíduo que durante anos, desde Argel ajudou o inimigo, para que combatesse as nossas Forças Armadas, é de bradar aos Céus. Tenham dó! Não lhes doeu na pele? Foi pena| A mim doeu.
Basta, não queremos mais (c) Aníbal que nos suga o sangue!
ResponderEliminarbasta de palhaços circo já cá temos como se não bastasse vir um burro já presidente candidatar-se a cavalo cavaco já mais rua Hitler ....
ResponderEliminarpara bem de portugal e bom que cavaco ganhe
ResponderEliminarRectificação
ResponderEliminarPara bem da república das bananas só um presidente com o perfil do ANÍBAL poderá cuidar da vidinha dos amigos e afins.
O Sr. . Aníbal fez obras durante um ano na sua actual residência de Verão com a licença caducada e em desrespeito do processo inicialmente aprovado.
Cavaco Silva continua sem querer explicar os termos do negócio da compra da sua casa de férias no Algarve...
ResponderEliminar"suspeitas de favorecimento e negócios ilícitos".
ResponderEliminarImaginem o que não seria num país como os EUA ?
Cavaco e Silva não tinha a mínima hipótese de se candidatar.