domingo, 27 de março de 2011

fmi - a alma do negócio

 


 


Encontrei uma informação sobre a ausência de Portugal no site do FMI que dá que pensar. O blogue Ortodoxia pede explicações para este enigma.


 


A questão é colocada assim:


 


"De Portugal não há quaisquer notícias no site oficial do Fundo Monetário Internacional desde Outubro de 2010. Há 5 meses portanto. O equivalente há mesma altura em que o Nepal deixou de ter também notícias relacionadas com o mesmo.


 


Devido à situação em que o país se encontra poderíamos talvez esperar outra coisa. Não por mera especulação, mas simplesmente porque fazendo a comparação com os restantes que formam o chamado grupo dos PIIGS - que se encontram em posição mais delicada dentro da zona do euro, e que actuaram de forma mais indisciplinada nos gastos públicos e se endividaram excessivamente - a diferença de "tratamento" é no mínimo interessante de seguir.


 


A saber, a última vez que estes países tiveram notícias no site oficial do FMI foram:


 



  • Portugal - 09 de Outubro de 2010 (168 dias)

  • Irlanda - 17 de Marco de 2011 (9 dias)

  • Itália - 14 de Março de 2011 (12 dias)

  • Grécia - 16 de Março de 2011 (10 dias)

  • Espanha - 25 de Janeiro de 2011 (60 dias)


 


As projecções da Economist Intelligence Unit apontavam para déficits/PIB de 8,5% para Portugal, 19,4% para Irlanda, 5,3% para Itália, 9,4% para Grécia e 11,5% para Espanha.


 


Possa talvez Teixeira dos Santos elucidar-nos sobre as razões que nos levam a não termos notícias relacionados com o FMI há 168 dias. Talvez ele possa explicar como um país que entrou no radar de desconfiança dos investidores por possuir uma elevada relação dívida/PIB tenha conseguido ser ignorado durante tanto tempo pela organização que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial.


 


Sabemos que o segredo é a alma do negócio, mas talvez fosse interessante alguém explicar isto."




 

Sem comentários:

Enviar um comentário