É inclassificável que o ME argumente com os tais quarenta por cento de professores que se candidataram às menções de excelente e de muito bom para advogar a aceitação do modelo. É, desde logo, uma percentagem não provada. Para além disso, esta avaliação está tão derrotada como a ideia de sociedade onde germinou.
Quem está nas escolas, mesmo os mais inclassificáveis, sabe muito bem do que estou a falar quando refiro o desmiolo de tudo isto.
Como quase sempre sucede com as falácias, o efeito boomerang acontece e com força. Começo a ver sinais de indignação, também por parte dos envolvidos nas menções, com a manipulação do ME.
Tem de se sublinhar que houve professores obrigados à candidatura e que os colegas contratados estão numa situação difícil. Se retiramos estes grupos, as tais percentagens descem abruptamente. Ficarão uns quantos, os tais inclassificáveis, que não se devem queixar e muito menos pensar em passar pelos pingos da chuva com um assobio nos lábios. É que, e apesar da inexequibilidade e injustiça do modelo, o facto de existirem pessoas assim torna mais difícil o triunfo da razão.
QUE IMAGEM!!! POST BRILHANTE E OPORTUNO!!!
ResponderEliminar40%? 21%, na minha escola.
ResponderEliminarRepugna, Paulo.
ResponderEliminarObrigado.
ResponderEliminarViva Miguel.
ResponderEliminarOs 40% deve ter sido por amostra numa escola de boas práticas
Sinceramente: quando refiro inclassificáveis é literal. Tenho amigos em todos os grupos referidos e sou muito pela responsabilidade individual. Mas chegando a esta altura da longa e difícil luta, é bom que se fale nas coisas. Custa muito ver pessoas a agir de um modo que só dificulta, mas que depois passam a vida a dizer mal da vida e de sei lá mais o quê.
ResponderEliminarResta-me acreditar que isto vai cair!
ResponderEliminarEspero que ninguém fique chateado com a queda desta aberração!..... É que houve gentinha que ficou lixadinha com o fim dos titulares! Imaginem só.
Os camionistas.... foi rápido.
Os médicos.... foi rápido. Já podem acumular.
Os professores.... foram rápidos a entregar objectivos e assim viabilizaram esta porcaria. Também não foram os únicos! Como se isso não bastasse, ainda há quem dê instruções sobre "portafolhas" que vão servir só e só para limparem o rabinho e queiraquem as mesas dos alunos com o respectivo nº , pois vão registar tudinho na aula observada ( inclusivamente o aluno que respondeu, o que respondeu, etc). Haja paciência para tanto atraso mental!
Está tudo doido!
ResponderEliminarVens donde miúda?
ResponderEliminarESTÁ TUDO LOUCO!!!!
ResponderEliminar