sábado, 23 de abril de 2011

espantoso

 


 


Tenho estado fora da rede. Numa rápida incursão, dei com declarações estratosféricas do antigo ministro da Educação David Justino. Decidi republicar o que vai ler a seguir e que tem a data de 18 de Março de 2011.


 


David Justino foi responsável por um dos processos mais incompetentes e desrespeitosos (uma espécie da caixa de Pandora para o descalabro que se seguiu) para a história do sistema escolar, com uma terraplenagem no conhecimento que havia sobre concursos de professores. A par disso, dizia com frequência para a comunicação social que só não contratava "verdadeiros" gestores para as escolas porque não tinha dinheiro para lhes pagar. Foi desse modo que João Rendeiro, do falido BPP, ganhou embalagem para enviar lições de sei-lá-o-quê aos presidentes de Conselhos Executivos.


 


Ou seja: David Justino tinha-se revelado um gestor incompetentíssimo, mas referia-se cheio de prosápia à competência de quem erguia as escolas públicas. Depois disso, foi assessor da cooperação estratégica para a Educação da presidência da República e aplaudiu a trágica Maria de Lurdes Rodrigues.


 


Passados 6 anos, e confiando na reduzida memória das sociedades, parece que anda num rol de conferências a defender que as componentes mais críticas do sistema vigente são a falta de confiança nos professores e o excesso de má burocracia. É espantoso, realmente.


 


David Justino defende mais confiança nos professores e menos burocracia na escola


"(...)O ex-ministro da Educação David Justino defendeu hoje mais confiança no trabalho dos professores e menos burocracia nas escolas, bem como uma discussão alargada sobre o que se quer para o sector depois de 2025.(...)"


 



9 comentários:

  1. David Justino,Roberto Carneiro Manuela Leite...enfim como chamar-lhes? Associação de malfeitores? Por menos que isso foi o Al Capone para a cadeia.

    ResponderEliminar
  2. SEM PALAVRAS!!! TENHO MEMÓRIA...

    ResponderEliminar
  3. A chuva vai caindo em pingos cada vez mais grossos. Abraço Donatien.

    ResponderEliminar
  4. TEMOS MEMÓRIA, MUITA MEMÓRIA...

    ResponderEliminar
  5. É importante que leiam este blog...

    ResponderEliminar
  6. Também concordo,estou farto de mesas redondas de bestas quadradas.

    ResponderEliminar

  7. Há muito oportunismo nas declarações de David Justino, se repararmos no contexto atual em que as profere e se nos lembrarmos das asneiras que cometeu no passado quando foi ministro da educação.
    Na verdade, nenhuma destas condições essenciais deve ser esquecida para avaliar o significado das suas palavras.

    Porque, de facto, se nada disso estivesse em causa, o que ele disse seria até muito bem dito. Além disso, sem querer defendê-lo porque ele já provou ter sido um mau ministro, fui aluna de David Justino e julgo excessivo apelidá-lo de "besta quadrada". É alguém intelectualmente válido.

    Estas bruscas mudanças conforme o vento ficam-lhe mal, mas a mudança não será também um valor a defender?

    - Isabel X -

    Mudar

    ResponderEliminar
  8. Viva Isabel X.

    Claro que sim; o mundo é feito de mudança e de outras coisas mais: democracia, liberdade, respeito, humildade, honestidade e por aí fora.

    Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar