quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

má despesa pública (1)

 


 


 


 


 


"Lembra-se do caso dos 72 mil euros em trabalhos de consultoria técnica de conteúdos para a Presidência do Conselho de Ministros? O Má Despesa decidiu ontem escrever sobre o assunto porque estava em causa um contrato anual que correspondia a seis mil euros mensais. (...)Hoje de manhã um leitor atento alertou-nos para a alteração do contrato. Em pouco mais de 24 horas passou de um contrato de um ano para um de três anos, com o mesmo valor.(...)".


 


É assim que o blog Má Despesa Pública inicia um post que publicou hoje. Nos últimos dias, a blogosfera tem feito esse papel em relação a despachos governamentais e tem sido assim nos últimos anos em relação a vários assuntos.


 


Alguém perguntou-me: mas são necessários os bloggers correrem esses riscos? Os poderes instituídos não funcionam? Não consequi responder com exactidão. O único aspecto em que consigo ser peremptório neste domínio é o seguinte: estranhe-se o frenesi dos que advogam o silenciamento dos bloggers. Mas o Banco de Portugal, que deve supervisionar a banca, tem, segundo o Má Despesa Pública, cinco mil euros inscritos para golfe.


 


É impressionante o saque que se faz ao Estado. Nem a plena pré-bancarrota comove as nossas gentes. Há instituições públicas que se endividam na banca para despesas supérfluas? Será que não imaginam que a banca recorre depois ao exterior, com os juros astronómicos que se conhecem? É grave e quase inimaginável. Voltarei a este assunto.

10 comentários:

  1. Pedro Trindade, Lisboa2 de fevereiro de 2012 às 00:19

    Obrigado. Não conhecia o Blog MáDespesaPública. Promete.

    ResponderEliminar
  2. E quem nos pode esclarecer acerca dos gastos supérfluos na escola sede de Santo Onofre?
    Desde quando é que flores, cadeiras, armários... são mais importantes que os alunos? Porque é que nunca há dinheiro para comprar o material necessário para trabalhar com os alunos? Porque é que há projectos inviabilizados por falta de verba?


    Gostava tanto de ter respostas a estas questões e a outras que não me ocorrem agora!

    ResponderEliminar
  3. Encarregada de educação3 de fevereiro de 2012 às 15:46

    Sou visitante assídua deste blogue, mas nunca comentei. Hoje, porém, vou fazê-lo, pois tendo ido recentemente à escola referida no comentário acima para tratar de assuntos na secretaria relacionados com os meus filhos, fiquei impressionada com o luxo que ali impera e o conforto em que vivem aqueles funcionários, enquanto alunos e professores se queixam do frio, da falta de material... Um professor do meu filho que faz fichas de trabalho fotocopiadas queixou-se aos alunos que já foi advertido, pois entretanto não terá mais crédito para fotocópias... Terá o professor de pagar as fotocópias a partir desse momento? Pedirá o dinheiro aos alunos?


    Afinal há ou não dinheiro na escola?

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde.

    Não faço parte de qualquer dos órgãos do agrupamento de escolas.

    Quem pode explicar as opções financeiras destas instituições é a direcção ou o Conselho Geral. O segundo tem a incumbência de fiscalizar estas matérias.

    A extinta Direcção Regional (tem actualmente outra denominação) e a Inspecção-Geral de Educação também têm competências nessa matéria.


    ResponderEliminar
  5. Blog de professor caldense é o melhor de 2011 na área da Educação

    Designa-se Correntes, pertence ao docente Paulo Prudêncio e foi distinguido como o Melhor Blog de 2011 na área da Educação, na sequência do primeiro concurso destinado a premiar as melhores propostas das várias áreas da Blogosfera.
Paulo Prudêncio, que já presidiu aos destinos da EBI de Sto Onofre, ficou satisfeito com a distinção. Reconhece que o objectivo do seu blog é, de facto, a educação, apesar de em 2004 ter criado o Correntes com o intuito de escrever sobre Cinema, Literatura ou Filosofia.
Só que a partir de 2006, com todas as convulsões que se operaram na Educação em Portugal, e sobretudo a partir do consulado de Maria de Lurdes Rodrigues naquela pasta, os seus posts bem fundamentados mereceram centenas de comentários e assim o blog foi ganhando dimensão nacional.
Hoje Paulo Prudêncio é frequentemente convidado para debates, conferências e programas de televisão. Num dos últimos debates esteve na Livraria Bucholz, em Lisboa, dividindo mesa com o ex-ministro da Educação, David Justino, e com o ex-director do Público, José Manuel Fernandes.
Paulo Prudêncio vive nas Caldas há 20 anos e é docente de Educação Física desde 1979. Também presidiu ao Conselho Executivo da EBI de Sto. Onofre durante vários anos e foi um dos protagonistas mais destacados quando os docentes daquela escola enfrentaram algumas medidas de Maria de Lurdes Rodrigues sobre o modelo de gestão.O autor do Correntes possui um mestrado em Gestão Escolar pela Faculdade de Economia de Universidade de Coimbra.

    Sobre o seu blog diz que é uma plataforma portuguesa de reflexão, que busca o pensamento livre e que desta forma também exerce o seu dever de cidadania.
Paulo Prudêncio admite que este é um blogue que os que o acompanham consideram “corajoso” e “crítico-construtivo” e que ganhou maior elan sobretudo a partir das grandes manifestações de professores em 2007. Por outro lado, diz que Correntes também acolhe posts mais intimistas pois, no global, o blogue “é também um espelho do seu autor”.
Paulo Prudêncio considera que os leitores do Correntes o associam à docência e também às Caldas da Rainha.
Além de um local de reflexão, o docente ainda acrescentou que “nós, bloggers, notamos que podemos influenciar algumas decisões e até a agenda mediática”. E conta que actualmente são comuns os posts do seu Correntes serem transcritos em órgãos de comunicação social nacionais nas áreas destinadas aos blogs.
Paulo Prudêncio sente o peso da responsabilidade de ter um blogue tão comentado e respeitado e procura estar sempre à altura, buscando grande rigor e verificação factual. Procura também “não atingir o campo pessoal dos visados”.
O Correntes esteve a concurso “com outros blogues de muita qualidade” e o autor fez questão de dizer que entre os cerca de 15 mil comentários que o blog possui “não tenho uma deselegância”, rematou.
Esta foi a primeira vez que foi organizado um concurso para distinguir ós melhores blogs. A tarefa coube ao blog Aventar e houve um outro projecto ligado às Caldas que também foi distinguido. Miblogamucho (de Eva Garcia, ex-colaboradora da Gazeta das Caldas ) ficou em terceiro na categoria de Livros, Literatura e Poesia.
    Natacha Narciso 
nnarciso@gazetacaldas.com

    ResponderEliminar
  6. Joana Ribeiro, Encarregada de Educação3 de fevereiro de 2012 às 20:25

    Olá Prof. Paulo. Recorda-se que fiz parte da Associação de Pais da EBI Santo Onofre no seu tempo. Ainda ontem encontrei 2 Pais dessa altura e recordámos os maravilhosos tempos da escola. Existia um programa informático, julgo que feito por si, que lançava as despesas e receitas na internet mensalmente salvo erro. Depois, em janeiro o relatório de contas dava conta de todos os pormenores.

    Agora não é assim?

    Desculpe maçar e Parabéns pelo prémio! Já viu a Gazeta de hoje? Merece!!!

    ResponderEliminar
  7. Viva Joana. Não maça nada.

    Claro que me lembro. Tive muito gosto em exercer funções com a vossa colaboração. Obrigado pelos parabéns.

    O software que construí, tem razão, presta esse serviço, mas, desde 2009, que não está a ser usado e tenho ideia que o sítio na internet não fornece qualquer informação desse âmbito.

    Mais informações devem ser solicitadas aos órgãos próprios da instituição.

    Obrigado por comentar e disponha.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Em Santo Onofre - "A tradição já não é o que era"

    E viva o Professor Paulo!
    Parabéns!

    ResponderEliminar