O Público acaba de publicar a lista (a lista do MEC foi publicada depois) com as duas fases das agregações de escolas.
Pode saber mais aqui.
Constato que a Escola onde sou professor, a Básica Integrada de Santo Onofre, foi agregada.
Termina assim, de forma inglória e com vontade amplamente maioritária - pasme-se ou não - de uma comunidade educativa que implorou que "quanto mais depressa se agregasse melhor", um período de 19 anos (foi inaugurada em 1993) em que a escola foi uma unidade autónoma ou sede de agrupamento e que foi marcado por longos momentos considerados de referência. A partir de 2009, sucederam-se factos inenarráveis que tiveram hoje uma espécie de epílogo.
Tenho dado conta do desmiolo, que está comprovado e documentado, em vários posts que podem servir de estudo de caso a quem queira perceber como se leva um pais à bancarrota ou como o modelo de gestão escolar de 2008 (alguns pilares do mau centralismo continuam vigentes) pode destruir uma cultura organizacional.
A lista da 2ª fase ainda está por divulgar, Paulo. Já colocaram o ficheiro xls e, mais tarde, um ficheiro pdf, com as escolas agregadas na 1ª fase.
ResponderEliminarO amadorismo do costume que denota aquilo que todos sabemos: navegação à vista.
Abraço.
PS (salvo-seja): hoje vai ser uma noite longa... espero assistir à 3ª vitória no pavilhão da vizinhança ;)
Tens razão, Miguel. Já corrigi. A lista é do Público. Nem tenho o hábito de passar pelo do MEC. Aliás, já nem me lembro da última vez e parece que continuo razoavelmente informado :) Obrigado.
ResponderEliminarOs teus Heat estão a ir bem :) Quiçá uma final com os Spurs que estão a vencer com alguma e surpreendente facilidade os Thunder.
Aquele abraço.
Haverá 3ª fase?
ResponderEliminarE qual foi o critério para as ditas fases?
No meu concelho há cinco escolas/agrupamentos com a mesma distância entre si (pouca).
A reunião para decisão das duas futuras agregações foi realizada na mesma data, na Câmara Municipal, com a presença dos cinco directores das escolas/agrupamentos e do respectivo director regional de educação e, ao que consta, foi consensual.
Uma agregação surgiu na 1ª fase, outra agora na 2ª fase.
Embora não seja relevante, qual foi o critério?
Também conheço escolas (agrupamento + secundária) separadas por uma rede e pelo declive do terreno que não constam em nenhuma lista/fase.
E qual foi o critério para a desagregação prevista nesta lista?
balbúrdia
ResponderEliminarTenho ideia que não haverá 3ª fase. Só no próximo ano que, pelo que se tem visto, até pode envolver as novas agregações.
ResponderEliminarPenso que muita tinta ainda vai correr sobre este assunto, Ana.
Vai começar um processo muito confuso.
ResponderEliminarTambém me parece que muita tinta vai (continuar a) ser lançada sobre este assunto. Andam por aí "polvos" que a usam para operar de forma algo camuflada...
ResponderEliminarTambém me parece CarlosVC.
ResponderEliminar