O MEC diz agora que as escolas podem recuperar em Agosto, o que já acontece há alguns anos, os professores com horário zero. Isto é inadmissível, que raio. Bem sei que é o mesmo MEC que nas reuniões da rede escolar avançou com a epifania de transformar, num estalo de dedos, os cursos profissionais de tecnologias em pescas e por aí fora. Talvez por isso, e muito bem, o dirigente escolar tenha dito que é intolerável que alguém proponha repescar pessoas.
É caso para dizer: são pessoas, estúpidos! Há centenas de professores dos quadros com mais de cinquenta anos, e muitos mais com menos idade, obviamente, a viver uma angústia escusada e as escolas públicas estão a sofrer com isso.
Ministério diz que directores podem recuperar em Agosto professores com horário zero
"Esta informação não acalma o presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), Manuel Pereira, que pergunta se o MEC “alguma vez se lembra de que está a lidar com pessoas e não com coisas ou números”.
“O que é que o MEC está a sugerir? Que declaremos a maior parte dos professores como tendo horário zero e depois os vamos repescar? Mas alguém tem ideia do que isto significa para as pessoas? De como isto está a perturbar os professores e o funcionamento das escolas e a agravar um clima que já era de uma angústia terrível?”, protestou Manuel Pereira."
Vai haver quem diga que isto não é novo. E não.
ResponderEliminarTal como já escrevi num comentário a um post anterior, o mesmo sucedeu no ano lectivo anterior (pelo menos), embora a primeira “carga ao mar” de professores tenha sido feita mais tarde, com a repescagem também em Agosto.
A grande novidade é pedir-se isto aos directores tão cedo, sobretudo quando estão para sair tantas regulamentações a aplicar para o próximo ano lectivo, que farão variar o número de horários a existir nas escolas.
E a suprema novidade, essa será a intenção com que se faz isto com tanta antecedência, logo num tempo em que nada de urgente e imprescindível é feito atempadamente.
É o desnorte Ana.
ResponderEliminarAquela gente fuma o quê?
ResponderEliminar